Quem Somos

No início de 1970, um grupo de jovens profissionais tupãenses atuantes nas áreas de Educação e Saúde fundou a Instituição Paulista de Ensino e Cultura. O objetivo do grupo era oferecer a Tupã, que então alcançava altos índices de crescimento econômico e populacional, o primeiro curso de Educação Física da região.

Ainda no mesmo ano, com o apoio de entidades e serviços ligados ao esporte, a IPEC obteve a autorização para instalação da Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista e, já em 1973, a faculdade foi reconhecida (Decreto nº 73.156) pelo governo Federal como instituição idônea na formação de profissionais qualificados na área em que até hoje atua.

E, então...

Durante 30 anos, a ESEFAP investiu na formação de professores gabaritados e principalmente na formação de mais de 2000 jovens que, posteriormente, vieram a se destacar como professores e dirigentes de instituições de ensino e de entidades ligadas à Saúde e ao desporto.

É fato que, devido aos princípios éticos de seus dirigentes, profissionais liberais de reconhecido destaque na região, a ESEFAP também é vista como uma instituição que prima pela qualidade de ensino e por oferecer ao mercado profissionais competentes, dinâmicos e criativos. Por isso, a cada ano, a entidade recebe jovens de municípios próximos e também de regiões mais distantes, como estudantes dos estados do Paraná e do Mato Grosso.

Apesar de toda dedicação em oferecer um ensino superior de qualidade, por volta de 2000 os dirigentes da IPEC, mantenedora da ESEFAP, sentiram-se impelidos a atualizar a linha pedagógica e, por que não, aproveitar o know how ganho nos 30 anos do curso de Educação Física para então investir em novos cursos na área da Saúde que viessem responder à demanda da região, cujo mercado de trabalho torna-se cada vez mais diversificado e promissor.

A IPEC, após pesquisa realizada para identificar as carências e o potencial do mercado regional, inicia um grande investimento na ampliação da sua estrutura física, na atualização do acervo de sua biblioteca, em capacitação e na contratação de profissionais gabaritados na área administrativa, em laboratórios, mas principalmente em sua nova linha pedagógica e na renovação do corpo docente. É neste contexto que surge o curso de Enfermagem.

Presente e futuro...

Em 2004, a IPEC é autorizada a instalar o curso de bacharelado em Enfermagem, após obter 100% de aprovação pela comissão avaliadora do MEC, formada por duas inspetoras doutoras. A primeira turma de Enfermagem inicia as aulas em março.

Em 2008, as FACULDADES ESEFAP, obtêm o reconhecimento com a nota máxima e conceito ótimo do curso de Enfermagem e lançam o curso de Nutrição como parte do projeto de ser reconhecida como um centro de referência de ensino superior de qualidade.

 

Missão

 

Atualmente a ESEFAP mantém esse princípio, mas vai além. A direção da entidade entende que uma instituição de ensino superior tem também que interagir com sua comunidade e contribuir para que todo indivíduo alcance a plena dignidade, para que todo ator social desenvolva o espírito comunitário e participativo.

É assim que hoje em dia a Esefap possui parcerias firmadas com diversas entidades tupãenses para atender dois públicos:

Estudantes: a instituição tem convênios com hospitais e centros de Saúde para que nossos alunos possam desenvolver projetos de extensão e pesquisa e, através de estágios, vivenciar a realidade do seu campo de trabalho.

Comunidade: a Esefap tem parcerias com diversas entidades assistenciais, promove e participa freqüentemente de eventos organizados pelos setores público e privado, cujo objetivo é, além de promover o bem-estar da população, desenvolver o espírito cidadão ao envolver nossos alunos nas áreas de organização e recreação. Dentre as diversas parcerias e eventos, destacam-se os projetos Caminha Tupã, Vôlei Esefap e Xadrez Esefap e a Noite da Recreação. Vale ressaltar o Projeto Felix, parceria firmada entre a Esefap e a Unimed-Hospital São Francisco de Assis, que promove a inclusão digital de crianças de comunidades carentes.

A nossa filosofia, portanto, é oferecer qualidade de ensino e socializar todo o conhecimento apreendido e gerado na sala de aula, é possibilitar que todo indivíduo tenha pleno acesso a uma vida mais saudável através de atividades educativas, recreativas, esportivas e sociais. A ESEFAP faz a sua parte, cimenta o alicerce para que a nossa sociedade seja cada vez mais justa e humana.

 

Direção

 

 

Diretora Geral
Mariane Teixeira Costa

Secretaria Acadêmica
Cristiane Vicente de Oliveira

Auxiliar da Secretaria
Francieli Aparecida Batista

Auxiliar de Biblioteca:
Eliana Gimenes Barbato

Coordenação do Curso de Bacharelado em Nutrição:
Nátalia Da Silva Bomfim

Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física:
Dayane Francyne Caldeira

Coordenação do Curso de Engenharia Civil:
Bruno Moreira da Silva


COLAP:

Mariane Teixeira Costa - Presidente
Francieli Aparecida Batista - Instituição
Natália da Silva Bomfim - Docente
Douglas de Oliveira - Estudante