Quem Somos

Vivemos hoje a chamada Sociedade da Informação, caracterizada por uma rápida ampliação do conhecimento e do acesso a novos conhecimentos, mediante enorme desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. É uma época com enorme significado para todos, em particular àqueles que militam ou irão militar no mundo educacional e empresarial e que estarão no foco de nossas atividades de ensino, bem como, para as instituições dedicadas a essas atividades.

Características dessa fase do desenvolvimento humano e suas  implicações para os que buscam o aprendizado em áreas academicas, são as rápidas e abruptas mudanças mercadológicas. Novos mercados surgem e amadurecem, e outros desaparecem. O mesmo ocorre com produtos e serviços. Esse fluxo de mudanças gera desenvolvimento científico e tecnológico, baseados nas necessidades dos mercados consumidores, e na identificação de novas tecnologias para disponibilizar à sociedade.

Todo esse processo nas áreas de atividades econômico-financeiro leva a uma enorme ampliação do leque de escolha de atuação e de oportunidades, necessitando o profissional de uma grande agilidade para se posicionar no mercado.

As implicações para quem busca o ensino são amplas. Os estudantes sabem da necessidade do aprendizado cada vez mais eficaz e ágil, que acompanhe todas as alterações do mercado e os qualifiquem para serem competitivos nas  diversas áreas de atuação.

As Instituições de Ensino precisam atender a essas demandas de modo eficaz e eficiente, tornando-se mais produtivas ao prover os serviços que oferecem, acompanhando todo esse processo de transformação e fazendo rapidamente as mudanças necessárias para não sucumbirem ou permanecerem estáticas.

Foi com essas preocupações que pessoas atuantes na área  Educacional, reuniram-se constituindo a UNIMIL - Sociedade de Educação e Cultura S/S Ltda - ME, em São  José do Rio Preto,  mantenedora da Faculdade FACMIL.

A UNIMIL - Sociedade de Educação e Cultura S/S Ltda, com foro e sede a Av. Arthur Nonato, nº 1.177 – Bloco A – Jd. Santa Catarina, em São José do Rio Preto, estado de São Paulo, Cep 15.080-010,   inscrita no CNPJ nº 05.372.411/0001-21. É uma sociedade simples limitada, legalmente constituída e em regular funcionamento, que tem por objeto social a prestação de serviços de: Instituto de Educação Superior, Pós Graduação, Cursos Técnicos e Livres e Consultoria Empresarial. Os  atos constitutivos estão devidamente arquivados no Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de  Pessoa Jurídica de São José do Rio Preto, com o  Contrato Social Consolidado registrado sob nº 27.849, em 27/03/2013. 

O marco inicial da Faculdade FACMIL se deu pelo  credenciamento da Faculdade, conforme Portaria MEC nº 833, de 04 de julho de 2008, publicado  no DOU de 07 de julho de 2008.

A Portaria MEC n° 491, de 08 de julho de 2008, publicada no DOU em 09 de julho de 2008, autorizou o funcionamento do curso de Administração, com 150 (cento e cincoenta) vagas totais anuais. 

O Curso de Pedagogia Licenciatura  foi autorizado pela Portaria MEC n° 2.357, de 22 de dezembro de 2010, publicada no DOU em  24 de dezembro de 2010, com 200 (duzentas) vagas totais anuais.

A Faculdade FACMIL encontra-se em uma das regiões muito promissoras  do estado de São Paulo, de grande potencial educacional e  tecnológico e entende que uma das  formas do  crescimento local e regional, se dará por meio da oferta de novos cursos que trarão benefícios às populações carentes  que almejam  ingressarem  em uma faculdade.

Agrega-se a esses componentes, o quadro de docentes de bom nível, com formação pós-graduada em grandes universidades, que trarão a contribuição desejada para a formação de seus alunos e futuros  ingressantes.

A partir de 2013, a  mantenedora passou a integrar a UNIESP com unidades em São Paulo-Capital, no interior paulista e outros estados. 

A expansão da UNIESP vem se consolidando em um curto espaço de tempo com a implantação de novas unidades e cursos, ou novas incorporações de ensino na macroregião que ocupa, o que tem sido um instrumento de fortalecimento do seu papel educativo. A instituição atua em vários níveis de educação, do infantil à pós-graduação.                          

A Educação do Oeste Paulista e das demais regiões do Estado além da Capital, mudou o perfil com a chegada das faculdades parceiras do grupo UNIESP. Em quinze anos de existência, a instituição educacional consagrou-se como um polo educacional e caminha para se transformar na nova universidade de São Paulo. A UNIESP lançou a pedra fundamental da sua primeira instituição de educação, em 1997, na cidade de Presidente Epitácio. 

A Faculdade de Presidente Epitácio foi a primeira de muitas outras Instituições de Educação Superior que vem sendo implantadas ao longo do seu período de existência. Hoje, a UNIESP está presente em  mais 56 municípios paulistas, municípios paranaenses, catarinenses, baianos, mineiros,  tocantinenses, cariocas, paraibanos, pernambucanos, goianos e sul-mato-grossenses.

A UNIESP tem como meta possibilitar a educação para todos, ou seja, fazer com que qualquer pessoa que não teve a oportunidade de cursar uma Faculdade, devido a dificuldades financeiras, possa realizar este sonho.

A UNIESP tem como missão alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, permitindo a educação para todos e a inserção social, por meio da qualidade de ensino, da atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, na prática de mensalidades compatíveis com a realidade socio-econômica da região e de incentivo e apoio estudantil, por meio das parcerias e de projetos sociais voltados ao atendimento das necessidades da comunidade.

Consolidada numa base humanística e social, a UNIESP preza pela educação solidária. Sendo assim, mantém convênios com empresas, sindicatos, órgãos públicos e entidades assistenciais, que oferecem a concessão de bolsas de estudos aos conveniados. Em contrapartida, incentiva as instituições a participarem de projetos sociais promovendo a responsabilidade social, por meio de atividades voluntárias de seus colaboradores.

Essa experiência tem permitindo que ocorra um processo contínuo de aprendizagem institucional, na medida em que novas competências são incorporadas. É um modo de crescer e se expandir com segurança, partindo de ativos tangíveis e consolidados para lograr, passo a passo, novas competências, não colocando em risco a segurança do processo de qualidade do ensino, que é a tônica da Instituição.

 

Missão

 

A Faculdade FACMIL fundamentada em princípios democráticos, sociais e éticos tem por missão:

"Alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, permitindo a educação para todos e a inserção social por meio da qualidade de ensino e da atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, na prática de mensalidades compatíveis com a realidade socioeconômica da região e de incentivo e apoio estudantil, por meio das parcerias e de projetos sociais voltados ao atendimento das necessidades da comunidade."


Norteada por sua missão institucional, busca:

- criar e manter o mais elevado nível de Educação e Ensino, procurando desenvolver o estudo e a prática das Ciências, das Letras, da Filosofia, da Religião, da Técnica, das Artes, da Educação Física e das melhores  práticas profissionais;

- procurar desenvolver nos alunos e na comunidade,  a excelência do ideal de servir. Desenvolver a consciência de que os títulos, os diplomas, por mais importantes e excelentes que sejam, só adquirem valor moral na medida em que são colocados a serviço do homem e da comunidade;

- oferecer aos professores, técnicos, administradores e funcionários que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da  instituição, condições de  segurança, progresso profissional e humano, tornando a Faculdade não só um bom lugar de trabalho, mas uma Instituição credora da dedicação e lealdade de todos;

- conscientizar a comunidade acadêmica quanto a sua parcela de responsabilidade social, através do envolvimento e participação na solução dos problemas sociais;

- gerar condições de liquidez, crescimento e aperfeiçoamento da Instituição;

- procurar desenvolver nos alunos, professores e na comunidade, o civismo, revelado na  participação de cada um nos problemas de todos, e no respeito às autoridades constituídas;

- promover hábitos de saúde e de preservação do meio ambiente,

- oferecer à  comunidade acadêmica em geral, o melhor de nossa dedicação, fazendo tudo com Amor e Ordem  para o  Bem Estar da Humanidade.

 

 


Direção da Faculdade:

Hermes José Aun Bachiega

Secretaria Acadêmica (Secretario e Auxiliares):
Márcia Aparecida de Castro Faleiros Penna (Secretária Geral)
Bruna Aparecida Gonzaga (Auxiliar)
Lisângela Cristina da Costa (Assistente)

Biblioteca (Bibliotecário e Auxiliares):
Dalva Lusia Ghidini do Prado (Bibliotecária)
Ana Paula Rola Cristante (Auxiliar)

Projetos Sociais (Coordenador e Auxiliares):
Coordenadora FIES e CPSA: Joyce de Freitas Grasselli
Coordenadora de Projetos Sociais: Adriana Claudia Bernini
Auxiliar: Jaqueline Ionara de Carvalho

Tecnologia da Informação:
Hiago Henrique Molina Zanini

Coordenadores de Cursos:

Administração:

Pedagogia: Luzia de Fatima Paula (luzia.paula@uniesp.edu.br)