CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





3360 Horas

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Descrição

O curso de Pedagogia visa à formação dos seguintes profissionais: docentes para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental e profissionais da educação para a gestão escolar.

Quanto à docência, o curso se pauta, de acordo com as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia (2006), na 

[...] ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. (p. 1)

Portanto, a esses profissionais, o curso visa a:

* Oportunizar investigações a fim de entender o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e moral dos educandos, possibilitando a atuação e a transformação da realidade educacional, considerando a especificidade da habilitação;

* Desenvolver a capacidade de compreensão e leitura do contexto social histórico, buscando novas alternativas curriculares fundamentadas na pesquisa, na diversidade cultural e na perspectiva de modernidade;

* Possibilitar uma formação capaz de refletir e analisar o seu próprio perfil profissional, visando à continuidade do seu desenvolvimento profissional, individual e coletivo para além do âmbito acadêmico;

* Possibilitar o conhecimento e a compreensão crítica da realidade educacional e do pensamento pedagógico nas suas diferentes influências e implicações;

* Fornecer subsídios teóricos e metodológicos fundamentados na qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e nos desafios postos pelo contexto social, econômico, político e cultural;

* Participar da construção de um conhecimento pedagógico mediador de uma prática educativa de caráter interdisciplinar e transformadora.

Para tanto, cabe ao profissional do curso de Pedagogia, o pedagogo, além de educar, aprimorar, planejar, administrar, supervisionar e orientar as diversas instâncias do processo educacional. Ele é também o responsável pela integração entre a escola e a comunidade.


Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

Tomando por base os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia referentes à competência, compreende-se que essa concepção deve estar atrelada ao mundo do trabalho, envolvendo a subjetividade de cada ser humano, o que é coletivo e contextual.

Por competência, entende-se, dentre outras, a capacidade do sujeito de transformar e articular recursos cognitivos, emocionais, estéticos e comunicacionais, o que acontece por meio da expressão no e fora do ambiente escolar, enfrentando quaisquer situações concretas e complexas, com as quais se defronte na vida cotidiana.

Para tanto, no curso de Pedagogia, são consideradas as seguintes competências e habilidades a serem desenvolvidas no discente:

* Conhecer o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

* Saber propor alternativas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem a superar a exclusão social;

* Valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e as funções das mesmas na produção do conhecimento;

* Poder atuar na educação de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis de organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania, bem como na escolarização de jovens e adultos;

* Saber relacionar a área educacional com as demais áreas do conhecimento, assim como também relacionar ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;

* Ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

* Ter uma postura que valorize a ética profissional;

* Estar apto a desenvolver a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas na escola;

* Desenvolver projetos pedagógicos, apresentando para isso o domínio de: planejamento, organização, coordenação e avaliação;

O futuro profissional deverá ainda ter a autonomia intelectual necessária para, no momento de seu desligamento da graduação, ter condições de autonomamente desenvolver-se científica e educacionalmente, orientando-se sempre pela meta do aprimoramento cultural e do bem estar social. A graduação deve servir de base ao pedagogo, mas este não termina de aprender ao longo de sua trajetória profissional.

Pretende-se, assim, ao final da graduação, que esse profissional seja capaz de:

* Trabalhar como docente das disciplinas e atividades na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;

*  Estudar e analisar os processos de ensino e de aprendizagem;

* Planejar e organizar o trabalho pedagógico;

* Estudar as metodologias para a sua docência;

* Dirigir e administrar escolas públicas e particulares com a responsabilidade de gestor escolar;

* Coordenar a equipe técnico-administrativa e a pedagógica;

* Integrar sua instituição com outras instituições de ensino;

* Prestar assistência aos alunos e pais durante o processo de escolarização;

* Participar do planejamento escolar;

*  Ensinar os conteúdos constituintes da grade curricular da etapa educacional em que atuar, de forma interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano; 

* Orientar sobre métodos de estudo das diferentes disciplinas;

* Planejar as atividades extracurriculares;

* Integrar a escola, a família e a comunidade.

Para tanto, o pedagogo poderá atuar em:

* escolas públicas ou privadas na área da docência da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, na coordenação e na administração escolar;

* projetos e instituições educativas, tais como: ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, hospitais etc;

* ações culturais e coletivas: idosos, crianças portadoras de doenças graves, menores abandonados, adolescentes etc;

* avaliação de sistemas, comunicação de massa, projetos educativos, tecnologia educacional, assessoria educacional etc;

* empresas na área de recursos humanos;

* projetos de pesquisa em educação.

Estágio Supervisionado 

O acompanhamento do estágio supervisionado é realizado pelo coordenador de Estágio, a partir de encontros periódicos agendados com os alunos, os quais acontecem aos sábados. Nesses encontros, são discutidos os principais problemas vivenciados nas escolas e suas possíveis soluções ou encaminhamentos. A documentação obrigatória de estágio tem por objetivo acompanhar o cumprimento da carga horária do estágio nas escolas. Essa documentação é entregue ao coordenador de Estágio, que acompanha e valida as horas realizadas.

A carga horária de estágio está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e é de 300 horas, sendo 100 para Docência em Educação Infantil, 100 horas para Docência no Ensino Fundamental e 100 horas para Gestão Escolar.

Os resultados dos estágios supervisionados são apresentados e discutidos nas aulas de orientação e supervisão de estágio. Nesse período, o professor orientador da aula analisa os fatos vivenciados nos estágios e propõe, juntamente com os alunos, estratégias de solução e reflexões teóricas sobre a prática vivenciada. Ao final do estágio, os alunos entregam um relatório do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.

As atividades de estágio são desenvolvidas nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de Mirassol e região que possuem Educação Básica. As áreas de formação envolvem a docência em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e a Gestão Escolar. 

Durante as 300 horas de estágio supervisionado, os alunos vão às escolas de Educação Básica para observar e, posteriormente, analisar a gestão do estabelecimento de ensino, tanto na dimensão administrativa como na pedagógica. O professor fornece aos alunos na primeira aula de orientação um roteiro de pesquisa, detalhando os aspectos relativos à docência e à gestão do estabelecimento, que devem ser observados e analisados para, posteriormente, fazerem parte de um relatório final. O objetivo é propor iniciativas para a melhoria do estabelecimento estudado.

Os alunos recebem orientação durante as aulas aos sábados, no total de 20 horas. Essa orientação, além de fornecer elementos para análise, procura ter uma dimensão prática, uma vez que propõe discussões sobre os problemas que os estagiários estão encontrando nas escolas.

As atividades que os alunos realizam são:

* Observação direta das situações relativas à gestão do estabelecimento de ensino e das atividades de docência no âmbito da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental;

* Pesquisa documental: livros de atas, projeto político-pedagógico, plano de gestão, Regimento Escolar, Estatutos das instituições auxiliares (APM, Grêmio etc.);

* Entrevistas e aplicação de questionários a pais, professores, alunos, funcionários, coordenadores pedagógicos, diretores etc.;

* Participação em reuniões de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), reuniões da APM, de pais, do Conselho de Escola etc.;

* Participação em projetos que a unidade escolar mantém para prevenir ou solucionar problemas próprios da escola em questão (gravidez precoce, drogas, violência escolar e doméstica, classes de recursos, reforço escolar etc).

Atividades Complementares 

Uma das ações mais importantes do curso de Pedagogia diz respeito às Atividades Complementares, absolutamente valorizadas pela Faculdade Facmil, haja vista a obrigatoriedade que essa lhes atribui. 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Atividades Complementares devem ampliar o currículo básico de cada curso. Elas são um processo de aprendizagem extracurricular e que ocorre fora da sala de aula, as quais permitem o diálogo com os acontecimentos do mundo. Dessa forma, o futuro pedagogo terá contato com áreas relacionadas à Educação, a fim de que possa enriquecer sua formação.

Como essa instituição prima pelo respeito às especificidades de cada curso, cada Coordenação atribui às atividades complementares a carga horária que acredita ser compatível com as atividades escolhidas pelos alunos. Assim, alguns Cursos têm uma tabela de validade para as atividades complementares e outros consideram as horas de acordo com o certificado apresentado. As atividades complementares no curso de Pedagogia são de 200 horas-aula.

Há mecanismos efetivos de Planejamento e Acompanhamento das Atividades Complementares, tanto assim que todos os alunos apresentam até a finalização de sua graduação o Relatório das Atividades Complementares, o qual fica arquivado no prontuário do aluno, na Secretaria da instituição.

Os mecanismos de acompanhamento e cumprimento das atividades complementares são feitos mediante o preenchimento, entrega e conferência dos documentos comprobatórios das atividades: certificados, atestados, relatórios etc. Os discentes entregam juntamente com o relatório das atividades complementares cópias dos documentos que comprovam a efetiva participação nas atividades, constando a carga horária e os conteúdos de cada atividade realizada.

Para o Planejamento das Atividades Complementares, o curso sugere uma determinada carga horária a ser cumprida semestralmente pelo aluno, ao qual compete cumpri-la. A Faculdade Facmil sempre se preocupou com tal formação, uma vez que nossos cursos são essencialmente noturnos, com alunos que trabalham durante o dia, o que acaba dificultando a complementação da carga horária exigida. Inserida nessa realidade, a Faculdade Facmil sempre estimula e apoia as ações que as Coordenações de cursos ou os próprios alunos sugerem.

Tendo em vista a importância do conhecimento para a qualidade da formação dos graduandos e para a comunidade em geral, a Faculdade Facmil desenvolve diferentes atividades de natureza cultural, artística, acadêmica ou humanística. Existem também atividades de apoio aos alunos da Faculdade Facmil, além de apoio ao ensino básico municipal, por meio do Núcleo de Apoio em Educação (NAE-Faculdade Facmil) e assessoria às escolas de Mirassol e região.

Essa faculdade também divulga e oferece cursos, palestras e demais eventos na área de Educação e áreas afins, para que os alunos possam participar de atividades dentro e fora da faculdade. Esses eventos, alguns considerados mais relevantes para a área, são frequentados por docentes e por grupos de discentes, possibilitando também a apresentação de produções dos discentes em caráter científico, valorizando a pesquisa e também a publicação dos resultados de suas pesquisas. Trata-se de uma forma de incentivar a pesquisa e a divulgação do trabalho científico, além de mostrar a necessidade da formação contínua.

Uma das atividades que vale a pena destacar diz respeito à Semana de Estudantes, que acontece na última semana de cada semestre letivo na instituição.

Em uma das semanas acontece a Tertúlia Literária, roda de leitura literária, com textos cujos temas são previamente selecionados pelos professores que a conduz. E na outra semana, no semestre seguinte, acontecem minicursos que abordam temas diversos solicitados pelos alunos, os quais são oferecidos pelos professores da instituição ou por outros profissionais e/ou professores que tenham interesses na área cujos temas sejam solicitados previamente pelos alunos.

Além dessas atividades, a instituição também privilegia a atividade de monitoria para os alunos. São oferecidas vagas de monitoria junto às disciplinas, para que um aluno por disciplina fique responsável por verificar a aprendizagem do conteúdo referente àquela disciplina junto aos demais. A esses alunos o professor de cada disciplina desenvolve um trabalho de maior esclarecimento para que as dúvidas a respeito do conteúdo sejam sanadas, além de por ele, também pelo aluno responsável por isso. Essa atividade visa a um maior envolvimento dos alunos.

Para efeito de comprovação, basta se atentar à estrutura administrativa da instituição: Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC), Núcleo de Design e Núcleo de Atendimento ao Aluno (NAA), setores administrativos que auxiliam na organização de tais eventos.

Regulamento das Atividades Complementares 

Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares, com carga horária variável por semestre, que deve ser cumprida por todos os alunos regularmente matriculados como requisito acadêmico para a conclusão do curso.

§ 1º As Atividades Complementares têm como finalidade auxiliar na formação do aluno, no que diz respeito às competências, visão humanística, reflexão sobre o mercado de trabalho ou mesmo especificidades de sua área.

Art. 2º O cumprimento da carga horária das Atividades Complementares deve obedecer aos critérios de integralização, previstos no Projeto Pedagógico.

Art. 3º Ao final de cada semestre letivo, em data pré-determinada pela Coordenação do curso, o aluno regularmente matriculado deve protocolar os comprovantes da integralização da carga horária das Atividades Complementares, conforme estabelecido no art. 2º.

§ 1º. Depois de protocolados os certificados, a Coordenação do curso avaliará a validade dos documentos apresentados de cada aluno.

§ 2º. A validação, por parte da Coordenação, das cargas horárias das Atividades Complementares levará em conta: 

I - a autenticidade do documento ou comprovante de cumprimento da atividade entregue pelo aluno;

II - a diversidade das atividades frequentadas, evitando que uma única atividade integralize a carga horária do semestre correspondente.

Art. 4º A Faculdade, por meio de suas ações acadêmicas, deve propiciar certo número de horas de Atividades Complementares, ao organizar eventos intra e extramuros/espaço universitário.

§ 1º Compete ao aluno arcar com despesas de qualquer natureza para o cumprimento das Atividades Complementares.

Art. 5º Casos especiais e circunstâncias não previstas neste Regulamento devem ser encaminhados ao Coordenador do Curso para consulta prévia e, se necessário, encaminhamento para apreciação do Colegiado.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria 2357 de 22/12/2010

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: 200 horas
Estágio Supervisionado: 400 horas
Nota de Avaliação CPC MEC: 3
ENADE: 3

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


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