Infraestrutura

Acadêmico-Administrativa

Para o desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas propostas, A Faculdade Tijucussu  conta com uma infraestrutura própria que atende às condições de iluminação, ventilação, salubridade, segurança, higiene, acústica e layout adequados, que seguem todas as normas da moderna engenharia e arquitetura, visando o conforto e bem-estar dos corpos docente, discente e administrativo, com a seguinte infraestrutura:

 

 

Quantidade

Área (M²)

Área de lazer

07

557,00

Centro de Convivência

01

673,00

Cantina / Copiadora

01

115,00

Banheiros

16’

42,00

Biblioteca

01

120,00

Instal. Administrativas

05

163,00

Laboratórios de informática

01

115,00

Brinquedoteca

01

27,00

Salas de aula

29

800,00

Salas de Coordenação

07

64,00

Salas de Docentes

01

20,00

Gabinete de trabalho p/ Prof. Em Parcial/Integral

01

15,00

Sala de Reuniões

01

27,00

Sala de Núcleo de Prática Jurídica

01

41,00

Sala de atendimento Psicopedagógico

01

8,00

 

 

Gabinete de trabalho para professores Tempo Integral

 A Faculdade disponibiliza gabinetes aos professores de Tempo Integral, com área total de 27 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet.  Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Espaço de trabalho para o Núcleo Docente Estruturante

 A Faculdade disponibiliza uma ampla sala aos professores pertencentes ao NDE/CPA, com área total de 20 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Espaço de trabalho para o Núcleo Prática Jurídica

 A Faculdade disponibiliza uma ampla sala aos professores pertencentes ao curso de Direito , com área total de 27 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade

 

Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

 

A Faculdade disponibiliza gabinetes no 1º pavimento, destinadas as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes 

Sala de Professores

 

A Faculdade possui espaço adequado no andar térreo do prédio destinado a Sala de Professores medindo 20,00 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, escaninho de documentos, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Salas de aula

 

As salas de aula somam 29 espaços com capacidade para 40 a 50 alunos.

As instalações são apropriadas à utilização dos recursos audiovisuais necessários à prática pedagógica. O mobiliário e os equipamentos estão devidamente adaptados à quantidade de alunos e às funções de ensino de modo a favorecer a necessária comodidade. Atendem aos requisitos de iluminação, limpeza, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

As condições deste espaço físico, quanto aos itens de salubridade, espaço das salas em relação professor/aluno, circulação, iluminação natural e artificial, ventilação e acústica, estão presentes no quadro, a seguir:

  

ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA

Salubridade

Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento, oxigenação, higiene, e limpeza.  Os ambientes são mantidos com serviços diários de limpeza, por equipe responsável por esta atividade.

Espaço

Dimensionadas na relação de 1,00 m2. por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor

Iluminação Natural e Ventilação

Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação

Iluminação Artificial

A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux),  em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc).

Acústica

As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.