Publicações

POLÍTICA EDITORIALPARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO 2023

Data: 23/11/2023 | 0 Comentário


Compartilhe

          

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Política Editorial para Periódicos Científicos da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO caracteriza-se como um documento cujo propósito consiste em fornecer orientações sobre a filosofia geral e as normas de edição e publicação de revistas científicas da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO.

A existência de uma política editorial sedimentada e exequível beneficia o trabalho acadêmico coletivo, tornando clara a linha editorial a ser seguida e aperfeiçoada pelos periódicos já existentes bem como por aqueles que serão propostos.

As atuais revistas da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO deverão iniciar, de ora em diante, um processo de adequação paulatina às linhas estabelecidas por este documento, que, igualmente, será o parâmetro para a criação de novos periódicos.

Semelhante orientação busca tornar os periódicos da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO cada vez mais de acordo com as exigências dos órgãos que avaliam as revistas e cada vez mais conforme com as exigências de práticas nacionais e internacionais em comunicação científica.

Este documento reveste-se de caráter normativo, consultivo e deliberativo, tratando das diretrizes de publicação de periódicos científicos da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO, mediante o estabelecimento de normas editoriais, competências, tarefas, delineando fluxos editoriais, estabelecendo uma filosofia geral e sistemática de publicações, bem como assessorando e propondo soluções à comunidade acadêmica em matéria editorial.

Conceitua-se periódico científico “uma publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente” (NBR 6023/2002). Os periódicos científicos igualmente são designados de revistas científicas.

Os periódicos podem ser apresentar na forma impressa ou eletrônica.

Os periódicos da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO devem acolher contribuições de graduandos, pós-graduandos e docentes da instituição e de outras universidades brasileiras ou estrangeiras, e de pesquisadores independentes do Brasil e do exterior, desde que apresentem titulação compatível ao que é exigido pelas revistas.

Graduandos e graduados apenas poderão publicar se submeterem artigos em regime de coautoria com professores portadores, no mínimo, do título de mestre.

Cada revista possuirá seu próprio editor, bem como Conselho Editorial e normas próprias, desde que, no fundamental, não divirjam da Política Editorial Geral da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO, da qual o presente documento dá ciência.

 

Clique aqui para baixar o documento completo




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!