Publicações

Ribeirão Preto: Em Ribeirão Preto, escritor lança livro sobre a exploração do nióbio

Data: 30/08/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

O autor Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho estará presente para autografar exemplares e comentar o assunto na Livraria Travessa, no lançamento

O escritor Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho escolheu Ribeirão Preto para lançar o livro “O caso de Exploração do Nióbio em Catalão”. O evento está marcado para sexta-feira, 30 de agosto, na Livraria Travessa do RibeirãoShopping, às 19h.

Doutor em Direito pela PUC/SP, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal – FDUC; Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP; Cientista Social graduado pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e atualmente professor e avaliador de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, na Universidade Brasil-SP, Thelmo de Carvalho Filho tem altas expectativas sobre a recepção do público. “A expectativa para o lançamento é grande, pois foi um trabalho com foco no Brasil, mas com pesquisas realizadas na Europa, sobretudo na Universidade de Coimbra. O livro é de autoria minha, mas com alguns colaboradores. A ideia é divulgar o que realmente acontece com a exploração do Nióbio no país, além de trazer a tona a exploração sobre o mineral e em relação às pessoas que vivem nas áreas onde tudo ocorre”, fala o pesquisador.

Ele contou com a ajuda da professora Alexandra Aragão, que é investigadora de água no direito europeu e professora da Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal; do etnoengenheiro Tadeu Fabrício Malheiros, doutor em saúde pública pela Universidade São Paulo e coordenador do Comitê de Bacias da Câmara Técnica de Integração e Difusão de pesquisas e tecnologias; e da bióloga Thatiana Martins dos Santos Mesquita, que é especialista em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. “A ideia do livro, apesar de ser fruto de uma pesquisa do meu doutorado em São Paulo, é se tratar de algo interdisciplinar. A ideia é trazer conhecimento para as pessoas e divulgar esse mineral do Brasil. É um assunto atual”, conta o escritor.

O lançamento da obra será realizado em outras duas cidades. Em São Paulo, no dia 13 de setembro, na Livraria da Vila e no Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro, na Livraria Travessa – 7 de setembro. “O lançamento inicial será em Ribeirão Preto, pois tenho uma história com a cidade. Nasci em Bauru, mas meus pais trabalharam na cidade. Minha mãe foi procuradora do município e meu pai foi promotor de justiça. Posso dizer que fui radicado em Ribeirão, por tanto será uma honra lançar o livro na cidade”, conclui o professor e cientista social.

Descrição livro

A “galinha dos ovos de ouro”, segundo a metáfora de Esopo, que é a exploração do nióbio no sudeste de Goiás, não obstante a economia gerada no município de Catalão acarreta graves riscos e danos ao meio ambiente, bem como aos cidadãos catalanos e adjacentes. E isso ocorre porque o curso hídrico é, em tese, manuseado pela empresa, para que possa ocorrer o lançamento de seus efluentes, já previamente tratados, retornando ao meio ambiente. Assim, os moradores que vivem ao redor da empresa exploradora da atividade minerária, cujas propriedades são cortadas pelo curso hídrico em apreço, sofrem com o aparecimento de uma ‘cor escura’ e mau cheiro, além de um aumento, que lhes é prejudicial, na vazão de água. A relevância maior desse intento é, nesse ínterim, evitar um colapso social por conta da mineração, com a consequente extinção da população catalana, haja vista a ausência de água potável, o que ressoa a impossibilidade de se viver nesta região onde é extraído o nióbio.
Fotos: Luan Porto, Universidade de Coimbra e IEA USP.

 

Fonte: 

https://www.revide.com.br/noticias/publieditorial/escritor-lanca-livro-sobre-exploracao-do-niobio-em-ribeirao-preto/

 

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!