CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial







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Descrição

APRESENTAÇÃO: O curso de Licenciatura em Pedagogia é dotado de uma estrutura que atende plenamente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, CNE/CP 1/2002 e 2/2002. O Curso de Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto foi organizado para atender a dois grandes núcleos de formação: à Docência e a Gestão Educacional. Com uma composição curricular dividida nos dois grandes eixos que delimitam a atuação e a formação profissional, a teoria e a prática, o Pedagogo atuará em atividades específicas do cotidiano escolar, reconhecendo as reais possibilidades de intervenção nas instituições educacionais, desenvolvendo suas competências em atividades científico-tecnológicas do campo educacional.

 

OBJETIVO: O curso de Licenciatura em Pedagogia da AFARP tem a finalidade de formar profissionais com competência e criticidade, aptos a integrar o processo da educação infantil e básica, de maneira responsável, com participação efetiva no desenvolvimento de processos pedagógicos que traçaram o perfil do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Assim, tomando como base a concepção integrada e multidimensional do ser humano, os princípios pedagógicos passam a ser tratados pela filosofia para depois serem alicerçados numa Pedagogia capaz de expressar um ideal de Educação e: i) conceber o homem como um ser capaz de “pensar o mundo” e produzir CONHECIMENTO como expressão da verdade e assim, fazer CIÊNCIA; ii) conceber o homem como um ser capaz de “sentir o mundo” e, experimentar a capacidade humana de inter-relacionar-se, expressando seus sentimentos; iii) conceber o homem como um ser capaz de “agir no mundo” colocando em prática sua capacidade transformadora, interferindo no meio em que vive.

 

MERCADO DE TRABALHO: o curso visa à formação de professores para atuarem no Ensino Infantil e no Ensino Básico – Ciclo I e Ciclo II. Ele oferecerá subsídios formativos que levem em conta as novas diretrizes curriculares, buscando atender, de modo criativo e crítico, às transformações introduzidas no sistema nacional de ensino, com o compromisso de oferecer aos alunos referências para sua preparação científica, técnica e pedagógica relacionadas ao campo dos saberes e do conhecimento.

 

PERFIL PROFISSIONAL: O profissional formado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia é reflexivo. Possui o dom de sensibilidade docente. Revela habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões educacionais, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Educação. 

O Pedagogo deverá se comprometer com o ensino da leitura, da escrita, da interpretação, do raciocínio, da reflexão, da ética e da cidadania, voltada não só para o profissional que trabalha com a reprodução do conhecimento como também com a expressão de Linguagens, Códigos e Tecnologias. Atentar sobre a relevância da área educacional para portadores de necessidades especiais proporcionando a alta estima visando a integrar o indivíduo na sociedade. 

Trata-se, além disso, de contribuir para uma sólida formação ética, teórica, técnica e cultural que capacita tanto a uma atuação profissional qualificada, quanto ao empreendimento da investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas de ensino aprendizagem. 

O profissional atualizado terá capacidade de intervir no mercado Educacional criando novas oportunidades de atuação intelectual. Além disso, o graduado poderá contribuir para o desenvolvimento cultural do país, através da produção do conhecimento, da pesquisa e da crítica. Ele terá condições de observar a história e também interagir a partir do conhecimento das demandas culturais da sociedade brasileira.   

Assim, enriquecidos com a formação pedagógica peculiar do Curso de Pedagogia, os egressos poderão atuar em Instituições de ensino público e privado, como autônomos além de trabalhadores do terceiro setor através de projetos socioculturais comunitários.

A referência básica do curso, desse modo, é a formação de um profissional autônomo, compreensivo, reflexivo, que saiba articular a teoria-prática no cotidiano educativo e que seja capaz de interferir em diferentes contextos sociais.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO: O curso de Pedagogia possui um currículo que reconhece às necessidades do próprio ser humano, considerando que o ser humano não nasce com suas aptidões já desenvolvidas, ele precisa ser conduzido para poder encontrar-se e assumir-se. Desta maneira, pretende-se trabalhar a construção da identidade e da autonomia na formação do aluno de licenciatura em Pedagogia da AFARP. Com esta fundamentação passamos a considerar que o mercado de trabalho e o meio externo devem estar a serviço do homem e não o homem a serviço do mercado. Estes princípios passam a exigir uma retomada na prática pedagógica, o docente inevitavelmente precisa pensar de maneira diferente, partir de novas ideias e chegar a novos resultados. Esta retomada em relação à prática educativa depende da retomada em relação à compreensão que se tem do homem. Assim surge um novo currículo capaz de permitir novos procedimentos em relação à “aula” e ao planejamento do ensino. As competências também adquirem novo sentido, o aluno passa a ser orientado a articular os conceitos já consolidados estabelecendo novas relações, ampliando suas possibilidades de compreensão do mundo com vistas a uma aplicação coerente onde o mercado e o mundo deve estar a serviço do desenvolvimento do homem.

 

RESUMO: O curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo maior a formação do licenciado, tornando-o apto à administração escolar, magistério das matérias pedagógicas do ensino médio, magistério das séries iniciais do ensino fundamental e magistério da educação infantil. Para tanto, reconhece a necessidade de garantir aos alunos, por meio de pesquisas. Portanto, o aluno terá acesso a novas ferramentas tecnológicas, pois, o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação e a sua inserção em todo o processo produtivo deve ser objeto de uma intensa reflexão pedagógica e educacional. 

 

PEDAGOGIA

Identificação do Curso

Designação: Licenciatura em Pedagogia

Regime Acadêmico: Seriado

Período: Semestral

Tempo mínimo para integralização: 08 semestres

Tempo máximo de integralização: 10 semestres

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Autorização: PORTARIA Nº 281, DE 3 DE MARÇO DE 2000 - DOU de 09/03/2000

Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova.  A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Adriana da Fonseca Castrequini
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Alda Ferreira
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Alessandra Fávero
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Alice Lazar
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Aline Karina Fodra
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Anderson Ricardo Cornelian
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Artur Heck
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Cyntia Maria Ferrini
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Daniela Zucoloto Mora
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Darlyson Moyses Alves Feitosa
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Ester da Silva Pelegrin Fabossi
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Fabiana Luca Alves
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Fernanda Junqueira de Tolvo Pinheiro
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Ivan Costa Morais
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Ivan de Morais
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Juliana Rissi da S. Calsani
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Lúcia Helena de Araújo Hernandez
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Lúcia Helena Hermason Rosa
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Marcelo Garcia
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Márcio Luís Souza Marchetti
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Mariana Moreschi Moretto
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Priscilla Aristea Marchetti
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Regiamar Filomena Silva Costa
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Regina de Fatima Gusmão
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Renata Trivelato Felício
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Renata Trivelato Felício
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Rose Jeane Barreto
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Susete Souza Carvalho
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Tatiana Terasin de Lima
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