Quem Somos

História

A Faculdade de Ponta Porã – FAP iniciou suas atividades em janeiro de 1989 com a implantação do Curso de Administração, autorizado pelo Decreto 97.160/88 e, reconhecido pela Portaria Ministerial nº 846/92, de 09/06/92. Esse curso está organizado sob regime seriado anual, com 100 (cem) vagas totais anuais, funcionando regularmente no período noturno, com período de integralização mínimo de 04 (quatro) e máximo de 07 (sete) anos.

No ano letivo de 1995, começou a ser oferecido o Curso de Ciências Contábeis, devidamente autorizado pelo Parecer 847/94, de 15/09/94 e reconhecido pela Portaria nº 45 de 04/01/2000. Concebido com o objetivo principal de formar contadores generalistas para atuarem principalmente no mercado regional e aptos a exercerem com eficiência as atividades inerentes à sua área de atuação, o curso de Ciências Contábeis está organizado sob o regime seriado anual, com 60 (sessenta) vagas totais anuais e com o período de integralização mínima de 4 (quatro) e máximo de 7 (sete) anos, esse curso é ministrado, também, no período noturno.

Atualmente, a FAP conta com 435 (quatrocentos, trinta e cinco) alunos regularmente matriculados, oferece um total de 480 vagas anuais, no processo seletivo, para os seis cursos superiores em funcionamento.

Como se pode constatar, a FAP vem enviando esforços continuados no sentido de oferecer um ensino de real qualidade à comunidade da sua área de abrangência, ou seja, a Micro‑Região Homogênea de Dourados, justamente por entender que o fundamento básico de uma Instituição de Ensino Superior repousa na produção e transmissão de conhecimento.

 

Missão

Para cumprimento do papel social assumido, a FATEP definiu como sua missão o desenvolvimento de uma ação social e ética de educar mediante elevado padrão de ensino integrado à  extensão, estudos  e prestação de serviços, pautado no conceito de liberdade, de responsabilidade social e consciência cidadã de modo a promover e consolidar o conhecimento e gerar valores humanos importantes para potencializar o processo de desenvolvimento no âmbito nacional e regional.

Pretende, assim, fazer face aos grandes desafios colocados pela educação nacional e pelas condições socioeconômicas, educacionais e políticas regionais e estabelecer-se como entidade capaz de universalizar o saber e o trabalho. Para tanto, respalda-se nas modernas metodologias de ensino-aprendizagem para a preparação de profissionais competentes e comprometidos com a geração de mudanças significativas que possam influenciar positivamente nas condições de desenvolvimento da cidade de Ponta Porã e dos municípios circunvizinhos.

A FATEP iniciou a suas atividades em 1999 com a implantação do Curso de Engenharia Civil, autorizado pela Portaria Ministerial nº 958, publicada no Diário Oficial sob nº 166-E, em 31 de agosto de 1998 e Reconhecida pela Portaria nº 243 de 13/06/2006 publicada no Diário Oficial Nº 113 de 14/06/2006, retificada no D.O.U. nº 61, seção 1, página 23, de 28 de março de 2012. O curso está organizado sob regime semestral, com 100 (cem) vagas totais, funcionando regularmente no período diurno/noturno, com período de integralização mínimo de 10 e máximo de 16 semestres. 

 


Diretora

Marta Sulema Martins González Biolchi

Coordenação Geral das Licenciaturas (Letras, História E Geografia)

Sandra Beatriz Reckziegel

Coordenação do Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado

Mariluce Fernandes

Coordenação do Curso de Administração - Bacharelado
Laudemiria Coutinho Baltha Vieira

Secretária Geral 

Aurila Mattos Rodrigues



A Faculdade de  Ponta Porã - FAP, está situada à Rua Antonio João, 1675 no município de Ponta Porã – MS, ocupando um prédio urbano, com uma área total de 6.501 m2, sendo 4.288m2 de área construída.

Composta por dois pavimentos, possuindo toda infra-estrutura de segurança necessária ao seu funcionamento, tais como: bebedouros, extintores de incêndio, iluminação de emergência, sistema hidráulico automático, sanitários, caixas de entrada para uso de instalação telefônica, elétrica e para informática.

Existe, em cada andar, área de circulação e pátio interno,  oferecendo aos acadêmicos espaço livre e com visão panorâmica.

O acesso ao andar superior é feito através de elevador e  escadaria com piso anti-derrapante e corrimão metálico.

O pavimento térreo é composto por: diretoria, sala dos professores, sala das Coordenações, sala da Secretaria, Tesouraria,  divisão de Recursos Humanos,  sanitários,  reprografia,   anfiteatro, laboratório do Curso de Geografia , cantina, almoxarifado.

O pavimento superior é composto por: salas de aula, biblioteca, laboratório de Informática.

Compõem, também as instalações da Instituição: 02 (duas) quadras de esportes, uma das quais coberta, dois parques infantis e terreno de 40m por 90m.