CURSOS




Engenharia de Produção

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite




()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação

A ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) apresenta a seguinte definição para a Engenharia de Produção: “...Compete à Engenharia de Produção, o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, juntamente com os principais métodos de análise e projeto da engenharia...”

 Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso de Engenharia de Produção da POLICAMP busca o desenvolvimento de três habilidades: a compreensão, a ação e a comunicação.

- A compreensão: significando uma sólida base em ciências e engenharia que permitirá ao Engenheiro de Produção a análise e compreensão dos problemas ligados ao setor de produção;

- A ação: como engenheiro de execução de planos e iniciativas que conduzam à melhoria da qualidade de vida através do desenvolvimento de processos, projetos, gestão de sistemas e otimização no uso de recursos produtivos, tarefas que poderá realizar de forma independente ou em conjunto com profissionais de outras engenharias ou áreas de conhecimento, e

- A comunicação: com o desenvolvimento de habilidades de análise e implementação de soluções, o Engenheiro de Produção saberá transmitir a importância e as vantagens da aplicação dos conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida.

 

Mercado de trabalho

O site Guia do estudante da Editora Abril apresenta que “o mercado está em alta para engenheiros, em geral, e a característica do engenheiro de produção, de implantar e gerenciar esquemas produtivos que mesclam hardware, software e trabalho humano, dá-lhe uma visão ampla para trabalhar em diversos segmentos", diz o professor Antonio Carlos Cabral, coordenador do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá-SP). Esse profissional pode atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz a coordenação da produção. Uma das áreas de maior expansão é a de logística. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito requisitam o graduado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul. Mas a instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba tem aberto o mercado no Nordeste. Merece destaque ainda a Região Centro-Oeste, com a agroindústria.”

Fonte:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-producao-685591.shtml

 

O site Catho on line  confirma as informações e afirma que o  mercado de trabalho é bastante abrangente e vem crescendo nos últimos anos, colocando a engenharia de produção entre as engenharias com melhor nível salarial. Os engenheiros de produção são profissionais versáteis, capazes de atuar em diversas áreas da indústria e de empresas em geral, requisitados tanto por indústrias como por empresas de todas as áreas. As vagas concentram-se em grandes indústrias – em particular da área metalúrgica.

A procura por profissionais é grande e, em alguns lugares do país, chega a faltar mão-de-obra especializada. Por ter uma formação múltipla e conhecimento gerencial, é comum engenheiros de produção concorrerem em igualdade com administradores e economistas, principalmente nas áreas de finanças, telecomunicações e informática, onde a demanda é maior.

Fonte:

http://www3.catho.com.br/guia/view.php?id=100

 

Atuação profissional

Possibilidade de atuação em diversas áreas de Engenharia de Produção tais como:

- Engenharia de operações e processos da produção

- Logística

- Gerenciamento de projetos

- Pesquisa operacional

- Engenharia da qualidade

- Engenharia do produto

- Engenharia organizacional

- Engenharia econômica

- Engenharia do trabalho

- Engenharia da sustentabilidade

 

Diferencial

- Profissionais com grande destaque e procura no ambiente industrial

- Utilização de Sistemas CAD, CAM, CAE ( SolidEdge/Unigraphics NX-Siemens)

- Estrutura curricular moderna e atualizada

- Atividades práticas desde o início do curso

- Biblioteca especializada

- Atualização constante por meio de Seminários, Palestras e Workshops

 

Reconhecido pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 92, publicada no Diário Oficial da União em 11 de Janeiro 2011.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo