CURSOS



Engenharia Civil

Graduação: Bacharelado



10 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos, etc. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação.

Mercado de Trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o País, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos, já que teremos dois grandes eventos no0 Brasil: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. A construção civil é o setor que mais absorve este bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por este engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Andradina - FIRB Andradina - Centro SP
   Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP Campinas SP
   Faculdade de Dracena - FAD Dracena SP
   Faculdade Luís Eduardo Magalhães - FILEM Luís Eduardo Magalhães BA
   Faculdade de Ponta Porã - FAP Ponta Porã MS
   Centro Universitário de Presidente Prudente - FAPEPE Presidente Prudente SP
   Faculdade do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - Centro RJ
   Centro Universitário do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - Campo Grande RJ
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Faculdades Integradas Paulista - FIP São Paulo - Capital - Moóca SP