Transformação Digital na Gestão de Contratos: Como Impulsionar sua Carreira

Data: 02/09/2024 | 0 Comentário

No última dia 28 de agosto de 2024, o Professor Luís Augusto Mattiazzo Cardia foi o palestrante do webinar "Transformação Digital na Gestão de Contratos: Como Impulsionar sua Carreira", promovido pela simplesmenteUse, empresa de tecnologia especializada em Gestão de Contratos. O evento, que reuniu mais de 289 participantes, incluindo diversos alunos do IESB de Bauru, foi conduzido por Angela Zander, co-fundadora da empresa.

Durante o webinar, o Professor Luís Cardia destacou a importância de compreender as habilidades cruciais para se tornar um profissional de sucesso na Gestão de Contratos. Ele abordou que a Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos atua como uma forma de governança corporativa e um sistema preventivo de solução de conflitos contratuais, enfatizando que uma boa gestão não significa apenas trabalhar muito ou apenas redigir um bom contrato, mas sim planejar, executar e controlar as obrigações de forma eficiente, alinhando as políticas da empresa com o uso inteligente da tecnologia e com pessoas que têm as mais diversas habilidades.

O Professor Luís Cardia compartilhou sua vasta experiência como advogado, consultor de conformidade contratual e professor, abordando as principais competências, habilidades e atitudes necessárias para aqueles que atuam na gestão de contratos ou que desejam desenvolver-se nessa área. Ele destacou a importância da técnica, que se aplica desde às pequenas organizações até as grandes multinacionais, ainda que exija adaptação às tecnologias, boa parte delas já adequadas a esta técnica de gestão. A constante atualização profissional e a transformação digital atual também podem ser uma aliada no impulsionamento das carreiras dos profissionais do setor.

Além disso, o Professor Luís Cardia discutiu a necessidade de preparar-se para implementar mudanças que simplifiquem a rotina dos profissionais da área, especialmente diante do ritmo acelerado das inovações tecnológicas. Ele reforçou a importância de provar o valor das novas tecnologias para os empreendedores e gestores de organizações, demonstrando resultados concretos na implementação dessas ferramentas.

O Professor Luís também respondeu a diversas perguntas dos participantes, abordando questões cruciais como o cuidado com a fase de negociação e troca de propostas, a elaboração de contratos robustos e complexos, o controle da comunicação entre as partes contratantes, a adaptação da linguagem a ser usada na redação dos contratos, os riscos de contratar sem um documento formal, a função de acordos de confidencialidade e o impacto potencial da inteligência artificial na gestão de contratos. Suas respostas proporcionaram insights valiosos, reforçando a necessidade de uma gestão de contratos eficiente e adaptada às novas realidades tecnológicas.

A entrevista completa com o Professor Luís Augusto Mattiazzo Cardia, onde ele explora mais detalhadamente esses tópicos, está disponível no LinkedIn neste link para todos os interessados no assunto.

Esse evento reforça o compromisso do Professor Luís em contribuir para a formação contínua dos profissionais de Direito e dos alunos do IESB, integrando conhecimentos teóricos e práticos em sua atuação docente e inspirando futuros líderes na Gestão de Contratos.