Curso de Direito realiza Palestras na Semana de Acolhimento aos Acadêmicos

Data: 07/08/2024 | 0 Comentário

Na primeira semana de aula no curso de direito da Faculdade IESB, os Acadêmicos Veteranos participaram do acolhimento e integração com os Acadêmicos Ingressantes. Na oportunidade foram recepcionados pela Coordenadora do Curso, Dr.ª Cristiane Canellas e Professores, Dr. Edson Cardia, Dr.ª Fernanda Magalhães, Dr.ª Marina Neves, Dr. Renato Monteiro, Dr. Luís Augusto e Dr. Eduardo Rala.

Dia 05, segunda-feira o Prof. Dr. Edson Cardia proferiu palestra com o tema: Resposta Penal nos Transtornos de Personalidade Antissocial. Foram abordadas as causas, os sintomas, as formas de identificação do transtorno e as características dos psicopatas (sociopatas ou condutopatas). Após a abordagem   referentes aos campos médico-psiquiátrico, psicológico e sobretudo psicanalítico, a preleção assentou-se nos aspectos penais e processuais penais, estudando-se como se têm apresentado as respostas nos casos concretos, com enfoque nos chamados serials killers. Nessa linha explorou-se a questão da imputabilidade, semi-imputabilidade e inimputabilidade, a sanção penal (pena e medida de segurança) e as vertentes doutrinárias e jurisprudenciais.

No dia 06, a palestra ficou por conta do Prof. Luís Augusto Mattiazzo Cardia, que apresentou para os Acadêmicos um estudo sobre a experiência norte-americana sobre os mecanismos de resolução de disputas ("ADRM nos Estados Unidos"). Objetivos: (i) apresentar as ferramentas para aumentar o repertório dos alunos (ii) mostrar caminhos e métodos para resolução de disputas (iii) comparar com a realidade brasileira (iv) preparar os temas que serão discutidos durante o semestre. Abordou também sobre a natureza do conflito e fatores de origem; meios de prevenção e remedição de conflito; avaliação de risco jurídico; critérios de escolha do mecanismo mais adequado; apresentação de um quadro estrutural dos mecanismos utilizados na jurisdição americana: arbitragem, mediação e conciliação; meios alternativos no processo judicial (arbitragem e mediação ligado ao tribunal, júri simulado, avaliação neutra preliminar, magistrates, special maters, neutral experts e justiça restaurativa); procedimentos híbridos (mini-trial, auditoria/inquérito, cláusula de med-arb, negotiated rulemarking, ouvidoria, conciliação, resolução de disputa on line, construção e consenso, governança colaborativa e comitê de revisão de disputas).

Para fechar a semana de acolhimento com chave de ouro, os Acadêmicos foram convidados para participar do IX Congresso de Atualização Jurídica promovido pela OAB - 21ª Subseção Bauru, que acontecerá na quarta, quinta e sexta-feira, na sede da OAB.