Enfermagem IESB presente no 28° Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

Data: 02/08/2024 | 0 Comentário

No último final de semana, a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade IESB, apresentou a primeira etapa da sua tese de doutorado no Congresso Brasileiro de Diabetes e recebeu felicitações pelos avaliadores acerca da relevância do tema do trabalho apresentado.

O Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, ocorreu nos dias 25 a 28 de julho de 2024, em SP capital e está na sua 28ª edição, tendo como objetivo promover e aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as novas tecnologias e inovações sobre o tema do Diabetes para a prática profissional. Os temas abordados no congresso foram abrangentes, desde a Jornada de podologia, complicações, cardiologia até as inovações no tratamento odontológico e oftalmológico nessa população em especial.

A ANAD, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes é o órgão responsável pela organização e promoção do evento sob a Presidência do Prof° Dr. Fadlo Fraige Filho e coordenação geral da Profª Educ. em DM Lilian Fanny de Castilho.

A Enf.ª Me. Amanda Vitória Zorzi Segalla, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade IESB, doutoranda em enfermagem pela Unesp Botucatu, apresentou o trabalho intitulado “Tradução e adaptação cultural do Questionnaire on stress in diabetic patiens (QSD-R) para a língua portuguesa – Brasil”. O trabalho tem como principal objetivo, validar e realizar a adaptação cultural de um instrumento de avaliação sobre o stress em pacientes diabéticos. Segundo a Prof.ª Amanda, esse instrumento, após validado no Brasil, trará suporte científico e específico para conduzir e aprimorar a prática clínica do diabetes no quesito stress, dado importante para avaliar o impacto da doença na qualidade de vida do paciente. A mesma foi convidada pela ADB - Associação dos Diabéticos de Bauru sob a presidência de Rita Kátia Almeida de Oliveira, associação esta que trabalha na cidade de Bauru para atendimento e educação da população diabética com o intuito de atender, orientar e educar os pacientes, bem como, realiza atividades educativas em escolas e outras instituições com o objetivo de diminuir a prevalência da doença e educar a população.

O Curso de Enfermagem da Faculdade IESB apoia a iniciativa de trabalhos científicos para aprimorar a prática clínica em diversas áreas da saúde.