Desafiador ciclo de seminários sobre Sociologia do Direito com Prof. Luís Augusto Mattiazzo Cardia

Data: 08/05/2024 | 0 Comentário

Na última semana, alunos do curso de Direito da Faculdade IESB deram início ao desafiador ciclo de seminários sobre Sociologia do Direito, mergulhando nas obras de renomados pensadores deste campo em grupos dinâmicos. Com o intuito de enriquecer o conhecimento e promover reflexões críticas, os seminários visam conectar as ideias desses grandes pensadores com as questões contemporâneas do Direito e as diversas formas de argumentação. Os alunos estão realizando a leitura e análise direta as obras dos autores, permitindo uma compreensão mais profunda e uma discussão mais embasada durante os seminários. O resultado está sendo muito melhor do que esperado.

Após uma imersão nas bases da Sociologia Geral, que incluiu o estudo de figuras fundamentais como Auguste Comte, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, os alunos foram desafiados a explorar também potencial das ferramentas de inteligência artificial, comparando com o que encontram nos textos.

O Prof. Luís Augusto Mattiazzo Cardia, que recentemente participou do evento "Pós-graduação na era da inteligência artificial generativa" na Escola Paulista de Magistratura e promovida pela Unesp, quando diversos professores brasileiros exploraram o tema, destacou a importância dessas ferramentas. Ele ressalta que "no contexto atual, o estudo e a prática do Direito exige cada vez mais o uso da inteligência artificial generativa, então é crucial que os alunos as utilizem de forma segura, ética e eficaz, mantendo e aprimorando o senso crítico. Por isso estamos introduzindo o uso dessas ferramentas desde os primeiros semestres, com planos de expandir gradualmente sua aplicação".

Assim, para ampliar ainda mais horizontes, os estudantes embarcarão em uma jornada intelectual através de obras selecionadas de Michel Foucault, Jürgen Habermas, Niklas Luhmann, Pierre Bourdieu, Eugen Ehrlich, Norberto Bobbio, entre outros, integrando esses estudos com a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito. O Prof. Luís Augusto Mattiazzo Cardia espera que esses estudos preparem os alunos para assumir um papel ativo e crítico na identificação de problemas sociais para refletirem sobre papel das instituições, inclusive do Direito como uma instituição protagonista nas soluções de questões contemporâneas importantes.