Ensaio para o Júri Simulado

Data: 29/12/2023 | 0 Comentário

No último dia 25 de novembro de 2023, os alunos do Curso de Direito da Faculdade IESB participaram de uma atividade acadêmica extraordinária por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ.

Nesse dia, eles se envolveram em um estudo de caso envolvendo um processo real de homicídio qualificado, previamente selecionado para ser simulado durante a semana jurídica da universidade. O evento proporcionou uma experiência prática e imersiva no ambiente do Tribunal do Júri.

O estudo, debate e ensaio da simulação contou com a participação especial do Professor convidado Silvio Arantes, que desempenhou o papel de Juiz Presidente do Tribunal do Júri. Sua presença enriqueceu a atividade, oferecendo aos alunos uma perspectiva valiosa do papel do juiz em um julgamento criminal.

O Professor Renato Monteiro Pires, também presente, ministrou uma aula esclarecedora sobre os procedimentos do Tribunal do Júri. Sua contribuição foi fundamental para preparar os alunos, fornecendo insights práticos sobre a condução de um julgamento desse tipo.

Além disso, a presença e participação ativa da Coordenadora do Curso de Direito, Professora Me. Cristiane Maria da Costa Canellas, evidencia o comprometimento da instituição em proporcionar uma formação abrangente e de alta qualidade aos seus estudantes.

A dinâmica do estudo de caso envolveu a divisão dos alunos em equipes de acusação, defesa e jurados. Essa abordagem permitiu que cada grupo explorasse, argumentasse e debatasse intelectualmente os diferentes aspectos do caso simulado. Esse formato promoveu não apenas o entendimento prático dos procedimentos judiciais, mas também desenvolveu habilidades cruciais, como argumentação jurídica, trabalho em equipe e pensamento crítico.

O acalorado debate intelectual que ocorreu ao final da simulação destaca  a dedicação e o entusiasmo dos alunos em aplicar seus conhecimentos teóricos a situações do mundo real. Essa experiência, ancorada em uma abordagem prática e participativa, certamente contribuiu para a formação sólida e abrangente dos futuros profissionais do Direito do Instituto de Ensino Superior de Bauru – Faculdade IESB.