Sucesso do Júri Simulado na XV Semana Jurídica: Uma Jornada Valiosa para os Estudantes de Direito

Data: 21/12/2023 | 0 Comentário

No último dia 27 de novembro, a Faculdade IESBpromoveu um marcante Júri Simulado durante a XV Semana Jurídica, sob a coordenação dos Professores Renato Monteiro Pires e Dr. Edson Cardia, juntamente com a Coordenadora do Curso de Direito, Prof.ª Me.Cristiane Maria da Costa Canellas. O evento, que contou com a participação entusiasmada dos alunos,proporcionou uma experiência única e enriquecedora nocenário prático da advocacia.

Os estudantes tiveram a oportunidade de simular umcaso real, mergulhando nas complexidades da prática jurídica. O contato direto com a elaboração de peças processuais, assim como a vivência de situações, problemas e desafios reais da profissão, destacou-secomo um diferencial significativo para o desenvolvimentoacadêmico e profissional dos participantes.

O Júri Simulado não apenas expôs os alunos a procedimentos judiciais, mas também ofereceu uma imersão completa na dinâmica de um tribunal. A habilidade de argumentação, a compreensão dasnuances legais e a capacidade de pensarestrategicamente foram testadas de maneira prática e interativa. Além disso, a simulação proporcionou umambiente seguro para o aprendizado, permitindo que osalunos  cometessem erros e aprendessem com eles, preparando-se para os desafios reais que encontrarãoem suas carreiras.

A participação ativa dos docentes e a dedicação da equipe organizadora foram fundamentais para o êxito do evento. A expertise dos professores Monteiro, Cardia e da Coordenadora Canellas, aliada ao engajamento dos estudantes, resultou em um Júri Simulado de grandesucesso.

Este evento não apenas fortaleceu a ligação entre ateoria e a prática, mas também estimulou o pensamentocrítico e a resolução de problemas, competênciascruciais para os futuros profissionais do direito. A XV Semana Jurídica da Faculdade IESB reforçou seucompromisso com a formação integral dos estudantes,proporcionando experiências que transcendem a sala de aula e preparam os alunos para os desafios do exercício da advocacia.

O evento ainda contou com a presença do ex-aluno Douglas Henrique Fantin, o qual demonstrou sua imensagratidão de poder voltar na Instituição de Ensino em quese formou.

Ainda, no meio do evento, fora feita uma importantehomenagem ao Prof. Dr. Edson Cardia, o qual ao longo de muitos anos contribuiu e ainda contribui para aformação acadêmica e inspiração profissional dosdiscentes.

Em resumo, o Júri Simulado foi mais do que uma simplessimulação. Foi uma jornada enriquecedora que contribuiu significativamente para a formação acadêmica eprofissional dos alunos do curso de Direito,consolidando-se como um marco na XV Semana Jurídicada Instituição.