O Julgamento de João Grilo – Júri Simulado

Data: 28/10/2023 | 0 Comentário

No dia 16 de outubro de 2023, os alunos do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Bauru tiveram uma experiência acadêmica enriquecedora ao assistir no auditório uma gravação do Júri Simulado intitulado "O Julgamento de Chico". Essa atividade promoveu uma fascinante intertextualidade entre o mundo do Direito e a literatura, utilizando como referência o personagem Chico, do conhecido "Auto da Compadecida", uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira.

O evento representou uma oportunidade única para os estudantes explorarem a aplicação prática dos princípios legais e procedimentos jurídicos por meio de um caso fictício, mas altamente simbólico. Chico, um personagem icônico criado por Ariano Suassuna, foi submetido a um julgamento simulado, o que permitiu aos alunos analisar questões jurídicas e éticas complexas à medida que se desenrolava a narrativa.

Ao incorporar elementos da literatura em sua educação jurídica, os estudantes puderam expandir sua compreensão do direito de uma forma inovadora. Eles foram desafiados a examinar as circunstâncias e dilemas morais apresentados no "Auto da Compadecida" sob uma perspectiva legal, identificando analogias com casos reais e princípios legais.

Essa abordagem interdisciplinar reforçou a importância da narrativa e da cultura na prática do Direito, destacando como a literatura pode servir como um espelho da sociedade e como fonte de inspiração para discussões legais profundas e significativas.

O Júri Simulado "O Julgamento de Chico" demonstrou o compromisso do Instituto de Ensino Superior de Bauru em enriquecer a formação de seus alunos, proporcionando experiências de aprendizado que transcendem os aspectos puramente teóricos do Direito. Ao conectar o mundo literário ao contexto jurídico, os estudantes foram incentivados a explorar novas perspectivas e a aprimorar suas habilidades analíticas, ao mesmo tempo em que se divertiam e apreciavam a riqueza da cultura literária brasileira. Essa iniciativa exemplifica a inovação e a diversificação de abordagens educacionais que contribuem para a formação de juristas mais bem preparados e culturalmente enriquecidos.