Bauru: Docentes e discentes Curso de Pedagogia participam de evento sobre a Consciência Negra

Data: 06/12/2018 | 0 Comentário

No dia 14 de novembro, os discentes do curso de Pedagogia da Universidade Brasil - Polo Bauru, junto com as professoras Ana Rosa Jampaulo, Cintia Mesquita e Sirlei S Polidoro Campos, participaram do evento “1º ÁFRICA QUE SOMA”, com mesa de debates sobre “Diálogos pedagógicos e culturais: Brasil – Angola”.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP em parceria com o Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão – NEPE, com a participação de Miguel Mbona Paulo (estudante de Angola – Programa de Estudantes Convênio de Graduação – UNESP). Este aluno trouxe elementos sobre Angola – África acerca da constituição, organização familiar e da educação naquele país.

O encontro teve como objetivo debater acerca dos desafios da implementação da Lei 11.645/08 que regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino, além de apresentar atividades realizadas nas escolas municipais, visando socialização das experiências vivenciadas pelos alunos da educação básica com os projetos e aulas sobre o tema em referência.

A participação dos discentes em eventos que possibilitam discutir assuntos que pertencem ao currículo escolar trazem o movimento teoria e prática, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento do conhecimento, segundo as professoras que participaram do evento.

Os alunos destacaram que os projetos desenvolvimentos nas unidades escolares, sobre a Consciência Negra, alavancaram ideias para os momentos de estágio e registro para a docência.