CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



7 Semestres


Presencial





3200 Horas

Prof.ª Ms. Isabel Cristina Coutinho Carlos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

 Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o pedagogo apresenta dois grandes espaços. O primeiro é atuar como professor de educação infantil e nas funções de administração escolar. Nesse caso, os principais empregadores são as escolas, públicas ou privadas. Nas públicas, o pedagogo é contratado por concurso, e tem havido expansão nas vagas. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica. A segunda possibilidade é atuar em outros tipos de espaço em que haja ação educativa, como o campo de tecnologia educacional, em que o profissional cria, analisa e avalia materiais pedagógicos. Já nesse caso, os contratantes são ONGs, institutos e cooperativas. A rede hospitalar também contrata esse profissional, para trabalhar em brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes, e para acompanhamento pedagógico de crianças com longo tempo de internação, o que as obriga a ficar longe da escola. Há, ainda, oportunidade em grandes empresas para atuar tanto na educação corporativa quanto em setores específicos voltados para a educação. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. Prefeituras necessitam de equipes multidisciplinares na área socioeducativa, e a presença de um pedagogo é fundamental para a criação de projetos educacionais.

Pedagogia no IESB

 

O curso de Pedagogia do IESB, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, entende que uma instituição de ensino voltada para a formação do educador, antes de tudo, necessita priorizar os aspectos técnicos e didáticos para o exercício da profissão. O profissional de Pedagogia atua em escolas e empresas. O curso oferece matérias para a formação de pedagogo e prepara o aluno para atuar em educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, gestão escolar e em outras áreas de atuação do profissional.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 286 de 21 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União em xx de dezembro de 2012.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo