CURSOS




Engenharia de Controle e Automação

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Noite


4560 Horas

Marcelo Teixeira de Azevedo (Marcelo.azevedo@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Formar um profissional com foco no humano e no social com sólida formação científica e tecnológica, objetivando que os conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no curso lhe possibilitem a análise, projeto, instalação, operação e manutenção de todo um sistema ou processo produtivo, de forma automatizada obedecendo a uma programação, controle e supervisão integrados.

 Formar um profissional habilitado a aplicar métodos científicos à análise e solução de problemas de engenharia, especificamente os relacionados aos processos automatizados e a automatização de sistemas, bem como desenvolver o pensamento criativo e empreendedor com facilidade de atuar e gerenciar equipes multidisciplinares com ética e respeito pelo humano, utilizando a informática como ferramenta usual e rotineira.

Para atingir estes objetivos pretende-se:

  • Desenvolver o pensamento criador, crítico e empreendedor;
  • Desenvolver habilidades para o uso da informática como ferramenta usual e rotineira;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares;
  • Capacitar o educando a identificar, formular e resolver problemas de engenharia, considerando as questões de viabilidade técnica e econômica e os impactos ambientais;
  • Capacitar o estudante a utilizar a tecnologia atual e a absorver e gerar novas tecnologias;
  • Preparar o futuro profissional nas tarefas que lhe permitam planejar, organizar, desenvolver e controlar sistemas de acordo com as exigências necessidades da região, atento as legislações do país e as exigências do mercado mundial e,
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional.

 
Mercado de Trabalho

Atualmente, toda indústria tem algum índice de automação, desde os sistemas mais simples até os mais elaborados. Além disso, o atual momento econômico do País impulsiona os investimentos, e as indústrias estão trabalhando a todo o vapor, demandando mais profissionais. Como acontece nas demais engenharias, o melhor caminho para entrar numa grande indústria é o estágio.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. Nesse curso, o aluno também estuda, no início, lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, projetar, analisar e controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

 

Ato Legal de Autorização 

 Engenharia de Controle e Automação (Portaria de abertura n° 1098, de 18 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U em 19 de dezembro de 2008)

 

Portarias de Reconhecimento

Engenharia de Controle e Automação (Portaria de reconhecimento n° 64, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U em 30 de janeiro de 2015)

Atividades Complementares: 200 horas

Estágio Supervisionado: 200 horas

Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas

Projeto Integrador: 120 horas

 

Coordenador do Curso

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecília. Coordenador e Professor para o curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Santa Bárbara D´Oeste.

http://lattes.cnpq.br/3040139513468355

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Prof. Dr. Marcelo Teixeira de Azevedo
Prof. Esp. Leandro Martins Ribeiro
Prof. Esp. Paulo Cesar Vitorino de Souza
Prof. Esp. Sidney Longo
Prof. Me. Lucas Mariano da Cunha e Silva
Prof. Me. Marcelo Furlan