CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Noite


3280 Horas

Maria José Rebecca Busnardo (maria.rebecca@universidadebrasil.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

A finalidade do Curso e Pedagogia é:

- Promover a formação de profissionais críticos que dominem o conteúdo científico, pedagógico e técnico.

- Formar profissionais aptos a atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio na modalidade normal e de educação profissional, na área de apoio escolar, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos escolares e não escolares, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

- Desenvolver habilidades que garantam, em suas atividades profissionais, a participação consciente e ativa nas ações educacionais, identificando problemas e propondo políticas de Proporcionar e integralizar o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, ampliando suas capacidades de observação, criatividade, análise crítica, síntese e compreensão, para viabilizar os processos de decisão e ação na esfera pessoal e intelectual, bem como, em seu contexto de interação social, seja no ambiente escolar, comunitário ou familiar.

- Promover e difundir a cultura.

- Contribuir para o fortalecimento da solidariedade e da fraternidade entre os homens, na sua região de abrangência e além.

- Preparar os seus educandos para o domínio dos recursos socioculturais, científicos e tecnológicos, para que lhes permitam a participação profissional consciente e eficiente no seu projeto de vida;

- Promover na sua comunidade acadêmica a conscientização dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos sociais que compõem a Sociedade;

- Fazer do curso de Licenciatura em Pedagogia um referencial de qualidade.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

 A carga maior das disciplinas do curso é na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e tecnologias educacionais.

Até o 2º semestre, o aluno tem seus estudos voltados para os pilares que darão o suporte para sua formação pedagógica e humanística no curso, com disciplinas como: História da Educação

Relações Sociais, Gênero e Direitos Humanos, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Problemas de Aprendizagem, Fundamentos de Didática, Sociologia da Educação, dentre outras.

A partir do 3º semestre, as disciplinas voltam-se, sobretudo, para a junção da teoria com a prática, em disciplinas como: Desenvolvimento Motor, Jogos e Brincadeiras, Fundamentos da Alfabetização e Letramento, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Texto e Imagem: Literatura Infanto Juvenil, Fundamentos e Prática do Ensino de Artes, Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa, dentre outras.

O desenvolvimento da teoria aliada à prática é um grande diferencial do curso de Pedagogia da Faculdade de Santa Bárbara d´Oeste.        

 

Mercado de Trabalho

Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de Coordenação Pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças.

 Ato Legal de Autorização 

Pedagogia (Portaria de abertura n° 971, de 25 de novembro de 2008, publicada no D.O.U em 27 de novembro de 2008)

 Portarias de Reconhecimento

Pedagogia (Portaria de reconhecimento n° 65, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U em 30 de janeiro de 2015)

Atividades Complementares: 200  horas. 

Estágio Supervisionado: 400 horas.

Trabalho Integrado Interdisciplinar – APS – 120 horas

 

Coordenador do Curso

Mestre em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL- Americana - SP. Pós-graduada em Didática, em Direito e Processo do Trabalho e em Educação Especial e Inclusiva; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1995) e graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999).

http://lattes.cnpq.br/5408109306504946

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Prof. Ma. Patrícia Fontoura Vidal
Prof. Ma. Dione Rampazzo
Profa. Da. Marina Ariente Angelocci
Profa. Dra. Ana Maria Paes Leme Carrijo
Profa. Ma. Ana Paula de Campos
Profa. Ma. Maria José Rebecca Busnardo