Pedagogia
Graduação: Licenciatura
8 Semestres
Presencial
Noite
3280 Horas
Maria José Rebecca Busnardo (maria.rebecca@universidadebrasil.edu.br)
INSCREVA-SE
Descrição
Apresentação e Perfil Profissional
A finalidade do Curso e Pedagogia é:
- Promover a formação de profissionais críticos que dominem o conteúdo científico, pedagógico e técnico.
- Formar profissionais aptos a atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio na modalidade normal e de educação profissional, na área de apoio escolar, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos escolares e não escolares, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
- Desenvolver habilidades que garantam, em suas atividades profissionais, a participação consciente e ativa nas ações educacionais, identificando problemas e propondo políticas de Proporcionar e integralizar o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, ampliando suas capacidades de observação, criatividade, análise crítica, síntese e compreensão, para viabilizar os processos de decisão e ação na esfera pessoal e intelectual, bem como, em seu contexto de interação social, seja no ambiente escolar, comunitário ou familiar.
- Promover e difundir a cultura.
- Contribuir para o fortalecimento da solidariedade e da fraternidade entre os homens, na sua região de abrangência e além.
- Preparar os seus educandos para o domínio dos recursos socioculturais, científicos e tecnológicos, para que lhes permitam a participação profissional consciente e eficiente no seu projeto de vida;
- Promover na sua comunidade acadêmica a conscientização dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos sociais que compõem a Sociedade;
- Fazer do curso de Licenciatura em Pedagogia um referencial de qualidade.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
A carga maior das disciplinas do curso é na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e tecnologias educacionais.
Até o 2º semestre, o aluno tem seus estudos voltados para os pilares que darão o suporte para sua formação pedagógica e humanística no curso, com disciplinas como: História da Educação
Relações Sociais, Gênero e Direitos Humanos, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Problemas de Aprendizagem, Fundamentos de Didática, Sociologia da Educação, dentre outras.
A partir do 3º semestre, as disciplinas voltam-se, sobretudo, para a junção da teoria com a prática, em disciplinas como: Desenvolvimento Motor, Jogos e Brincadeiras, Fundamentos da Alfabetização e Letramento, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Texto e Imagem: Literatura Infanto Juvenil, Fundamentos e Prática do Ensino de Artes, Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa, dentre outras.
O desenvolvimento da teoria aliada à prática é um grande diferencial do curso de Pedagogia da Faculdade de Santa Bárbara d´Oeste.
Mercado de Trabalho
Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de Coordenação Pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças.
Ato Legal de Autorização
Pedagogia (Portaria de abertura n° 971, de 25 de novembro de 2008, publicada no D.O.U em 27 de novembro de 2008)
Portarias de Reconhecimento
Pedagogia (Portaria de reconhecimento n° 65, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U em 30 de janeiro de 2015)
Atividades Complementares: 200 horas.
Estágio Supervisionado: 400 horas.
Trabalho Integrado Interdisciplinar – APS – 120 horas
Coordenador do Curso
Mestre em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL- Americana - SP. Pós-graduada em Didática, em Direito e Processo do Trabalho e em Educação Especial e Inclusiva; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1995) e graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999).
http://lattes.cnpq.br/5408109306504946
Informações Gerais
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