CURSOS




Enfermagem

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4080 Horas

Regiane Aparecida Jacomini (Regiane.jacomini@universidadebrasil.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

O curso de Bacharelado em Enfermagem, na Faculdade de Santa Barbara D'Oeste, ministrado por professores mestres e doutores, garante ao aluno viver experiências que ampliam seu mundo, tornando-o apto a exercer sua profissão com total competência e destaque. O caráter amplo e generalista do curso, forma profissionais éticos, com visão crítica-reflexiva, que esteja capacitado para cuidar/educar/gerenciar/pesquisar, atuando nos diversos campos de exercício da profissão e nas instituições de saúde de diferentes níveis de complexidade, estando aptos a desenvolverem o gerenciamento de equipes, da assistência e dos serviços de saúde em geral. O aluno é incentivado às inovações da profissão e do mercado de trabalho, participando da construção do conhecimento, gerando e utilizando pesquisas, tornando um profissional que atenda às expectativas de excelência da Faculdade de Santa Bárbara D’Oeste.

MERCADO DE TRABALHO

A profissão envolve uma série de possibilidades de atuação no mercado.

  • No que compete a assistência direta ao paciente: redes hospitalares, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento pré hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em estomaterapia, nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria.
  • Atuação autônoma do enfermeiro em consultórios e clínicas de Enfermagem, ampliando o atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar.
  • Docência e pesquisa
  • Empreendedorismo: trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas, consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos, ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.

INFRAESTRUTURA

A FSB dispõe de infraestrutura privilegiada para o ensino, com laboratórios de práticas de procedimentos de enfermagem, laboratório multidisciplinar, salas de aula e de informática, auditório e biblioteca.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O aluno participa de eventos sociais, que são atividades complementares às teorias, no cumprimento de 200 horas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara D’Oeste, dentre outras, para interação com a sociedade, realizando atividades de prevenção, promoção e educação em saúde, colocando em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. O aluno estará apto a participar do estágio supervisionado, obrigatório, de carga horária de 800 horas, a ser realizado na área hospitalar e de atenção básica, no último ano do curso. É um momento de aprendizado, vivenciando o que foi aprendido em teoria na Faculdade, tendo como função integrar as disciplinas que compõem o currículo acadêmico.

 Ato Legal de Autorização 

Enfermagem (Portaria de abertura n° 1096, de 18 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U em 19 de dezembro de 2008)

 

Coordenador do Curso

Enfermeira Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGEnf da UFSCar (2019). Especialização em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (2007). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela UFSCar (2006). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Telos Educacional (2020). É Coordenadora e Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Santa Barbara D 'Oeste.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4227729549713884

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Prof. Dr. Christiano Bertoldo Urtado
Prof. Dra. Maria Cristina Pauli da Rocha
Prof. Me. Natalia Vilela Silva Daniel
Prof. Ms. Carlos Alberto de Moraes
Profa. Esp. Patricia Marli Morais