Biblioteca


Acervo

Acervo

A Biblioteca “Liliana Gonzaga” foi inaugurada em 2000, como parte da criação da Faculdade Birigui - FABI. Foi instalada no prédio de funcionamento da referida instituição juntamente com outros departamentos necessários ao pleno funcionamento dos cursos a serem oferecidos. Com um espaço físico de 272 m², englobando as áreas de acesso comum para estudos, gabinetes individuais e espaço para estudos em grupos. O espaço destinado aos usuários é de 66 m2, e a área destinada ao acervo é de 138 m2. Anexo à biblioteca possuímos uma sala de estudos com 68 m2.

A biblioteca conta com:

  • Cabinas para estudos individuais: 20;
  • Mesas de estudos em grupo: 11 (sala anexo);
  • Computador para pesquisa no acervo: 02;
  • Computador para pesquisa na internet: 07;
  • Assentos individuais: 64 (contando com a sala anexo).


Localizada no bloco B do Campus, oferece cabines para estudo em grupo e individual e ambientes para acesso à internet, tendo por finalidade oferecer infraestrutura informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Birigui - FABI.


Representa ainda um importante canal de disseminação de informações, atendendo à demanda dos Cursos das referidas instituições tanto ao nível de Graduação como de Pós-Graduação.


Realiza empréstimos domiciliares aos discentes que compõem os cursos oferecidos, bem como atende à comunidade em geral, que pode realizar a consulta local do acervo. O empréstimo de obras é facultado somente aos discente e egressos da Faculdade Birigui - FABI.


A biblioteca é completamente informatizada, oferecendo aos seus usuários a possibilidade de realizar consultas locais ou por intermédio da internet. Para o processo de informatização do acervo, desenvolvemos um sistema próprio denominado “Sistema Acadêmico de Biblioteca – SAB”.


Políticas para a Biblioteca


A partir da metade da década dos 90, as tecnologias da informação tiveram suas fronteiras de uso alargadas de forma rápida, passando a abranger praticamente todas as áreas de conhecimento e trabalho. Mesmo áreas de trabalho que eram tidas como pouco sujeitas aos impactos das tecnologias da informação passaram a ter, nessas tecnologias, recursos para suporte e facilidades cada vez maiores.


Os softwares para microcomputadores têm evoluído de tal forma que já são evidentes seus impactos na produtividade e na capacitação de operários e administradores. Livros eletrônicos, educação e treinamento apoiados por computador e apresentações multimídia, bem como tratamento hipermídia estão mudando as formas de ensino no início do século XXI.


A Biblioteca, como instrumento de apoio indispensável ao desenvolvimento dos cursos de licenciatura e bacharelado, faz jus à especial atenção da Instituição, tanto na adequação de seu espaço físico e na qualificação de seus recursos humanos quanto na informatização de suas atividades e acervo bibliográfico.

Visando à sua permanente atualização, o acervo sofrerá um constante processo de inclusão de novas obras por indicação dos professores, solicitação de seus dirigentes ou por sugestão dos alunos do curso. Tal processo é fundamental em razão de novas edições ou para reciclagem dos temas objeto de estudos, além de publicações destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão.

A filosofia é que o acervo oferecido atenda adequadamente às funções de ensino, pesquisa e extensão, tanto na forma de livros como de periódicos ou mesmo mídia eletrônica, como é o caso de CD-ROMs, vídeos, DVDs e demais formas editoriais.

Considerando não apenas o atendimento das disciplinas específicas dos cursos, mas ainda, e de maneira especial, o trabalho de investigação e de pesquisa, o acervo bibliográfico merecerá cuidado especial por parte da Instituição. Qualitativamente, ele será abrangente, procurando atender às áreas dos cursos ministrados, bem como o acesso a uma gama variada de títulos. Quantitativamente, à medida que os cursos forem sendo implantados e os projetos implementados, as obras consideradas básicas para o desenvolvimento dos projetos e dos planos de ensino das disciplinas terão um exemplar para cada 10 ou 15 alunos.


Além do acervo de livros, a Instituição dotará a Biblioteca de acervo de periódicos, nacionais e estrangeiros, de forma a atender às necessidades dos cursos e o interesse da comunidade acadêmica. Para tanto, manterá correntes assinaturas de periódicos, que serão sempre ampliadas de acordo com as indicações da coordenadoria do curso, docentes e alunos, e levará em conta os projetos de ensino, pesquisa e extensão. A biblioteca terá à disposição, ainda, livros de referência e acervo abrangente das outras áreas de conhecimento que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e humanística da comunidade.

Quanto às instalações físicas, a partir do momento em que a área da biblioteca não for mais suficiente para atender aos alunos e abrigar o acervo, todas as obras necessárias para a ampliação da biblioteca serão objeto de estudo para serem prontamente realizadas.


A biblioteca adotará, como principal política de atualização do seu acervo bibliotecário, a formalização de parcerias com as principais editoras das áreas de atuação, as quais fornecerão sistematicamente relações das principais publicações para a respectiva aquisição. Paralelamente, o corpo docente contribuirá de forma proativa, efetuando indicações de livros e periódicos para complementar o esforço educacional. De acordo com a política descrita, o acervo será atualizado semestralmente, visando a atender às mais exigentes normas do MEC.

A biblioteca da instituição permitirá o fácil acesso a pesquisas e consultas pelo corpo docente e discente, através de empréstimos de livros e vídeos. O cadastro de alunos e professores será constantemente atualizado por meio da utilização de carteiras de identificação e controle de empréstimos, sendo desenvolvido em paralelo uma análise estatística dos materiais de pesquisas mais utilizados por alunos e professores. Os professores terão total liberdade para a retirada de livros e periódicos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares em sala de aula. Além disso, o acervo bibliotecário estará aberto a consultas para toda a comunidade.


Todos os livros apontados como bibliografia básica estarão inseridos no acervo da biblioteca ou serão prioritários no processo de aquisição. Com relação aos livros complementares, eles também serão alvo de interesse por parte da Instituição, os quais têm sido adquiridos desde o processo de autorização dos cursos. O plano de atualização do acervo propõe que toda bibliografia indicada pelo corpo docente esteja disponível na biblioteca da Instituição e em número suficiente.

Serviços Oferecidos pela Biblioteca


Referência: 
atendimento e orientação ao usuário;

Internet: orientação para consultas e pesquisas;

COMUT: programa que permite aos usuários a obtenção de cópias de artigos de periódicos, teses e anais de congressos;

Levantamento bibliográfico: levantamento de obras existentes na biblioteca sobre um determinado assunto.

DSI (Disseminação Seletiva da Informação): serviço mensal de alerta que tem por objetivo divulgar junto aos docentes os sumários dos principais títulos de periódicos recebidos pela biblioteca. 

 

Informações Gerais da Biblioteca

 

Biblioteca e Multimeios

A biblioteca possui um acervo de livros, periódicos e multimeios para atender aos estudantes de todos os cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação lato sensu, cursos preparatórios para concursos e pesquisadores em geral.

É responsável por sua organização e administração a bibliotecária Karine Medina Carraro, formada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.



Horário de funcionamento:

O horário de funcionamento é de 2ª à 4ª feiras, das 9h30 às 22h00 e 5ª e 6ª feira das 9:h30 às 19h00.

Sistema de classificação do acervo: o acervo da biblioteca está ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal — CDU que divide o conhecimento humano nas seguintes classes:



0 – Generalidades;

1 – Filosofia;

2 – Religião;

3 - Ciências sociais;

4 – Vaga;

5 - Ciências puras;

6 - Ciências aplicadas;

7 – Artes;

8 – Literatura;

9 - Geografia, Biografia, História.


Catalogação: a catalogação dos materiais bibliográficos é feita com base no Código de Catalogação Anglo-Americano, 2 edição (AACR2).

Política de atualização: Como política de atualização de seu acervo, a biblioteca da Instituição tem a preocupação de manter seu acervo atualizado, atendendo assim aos padrões de qualidade exigidos. Para tanto, disponibiliza semestralmente recursos financeiros para sua modernização. Desta feita, periodicamente é realizado um levantamento devidamente atualizado das necessidades de livros que precisam ser adquiridos. Todos os livros adquiridos pela Instituição são submetidos a mecanismos de seleção, divididos nas seguintes etapas:


(1) Cada professor faz um levantamento dos livros necessários para sua disciplina;
(2) Este levantamento é apresentado ao Coordenador do Curso que o encaminha, primeiramente à biblioteca para verificação da existência ou não dos livros no acervo;

(3) Posteriormente, o Coordenador do Curso apresenta a listagem dos livros que necessitam ser adquiridos à Direção, que faz uma nova análise;

(4) Por último, a Direção Geral é consultada para ver a disponibilidade de recursos financeiros para aquisição dos mesmos.

 

Acervo

A Biblioteca Universitária é um instrumento de apoio indispensável ao desempenho das funções acadêmicas de alunos e professores. O acervo é atualizado em atendimento às bibliografias indicadas pelos professores e ou coordenador do curso.

O acervo está totalmente informatizado e pode ser consultado na internet. A biblioteca também é filiada ao programa COMUT.


Periódicos      

É composto de jornais, revistas gerais e especializadas, nacionais e estrangeiras, em todas as áreas do conhecimento. O acesso é restrito e estão disponíveis somente para consulta. Além dos exemplares impressos, a biblioteca disponibiliza o acesso via internet a portais de periódicos como a base Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES que disponibilizam vários títulos de periódicos para consultas online.


Informatização

O sistema de informatização da biblioteca foi desenvolvido na própria instituição e denomina-se Sistema Acadêmico de Biblioteca (SAB). A biblioteca oferece um catálogo Online de sua biblioteca, permitindo pesquisa online de seu acervo bibliográfico e reservas de material bibliográfico.



Outros meios e multimeios


As diversas coleções estão disponíveis para consulta local e empréstimo, sendo constituída de: fitas de vídeos e CD-Roms.

 

Sistema de consulta e empréstimo


O catálogo on-line da biblioteca é acessível através da internet pela comunidade em geral.

São considerados usuários da Biblioteca: os docentes e discentes; o pessoal técnico-administrativo; membros da comunidade em geral. O empréstimo domiciliar é oferecido apenas para usuários da instituição e egressos. Para usufruir qualquer modalidade de empréstimo da biblioteca, os usuários devem apresentar identificação própria, no caso da comunidade em geral, a carteira de identidade é suficiente.

Os prazos de empréstimo e a quantidade de exemplares variam de acordo com a categoria do usuário, conforme o Regulamento da Biblioteca. Os empréstimos são renovados pelo mesmo prazo do empréstimo inicial, de acordo com a categoria do usuário. O usuário que estiver com débito na biblioteca não terá direito de usufruir o empréstimo domiciliar.

Em caso de extravio ou perda do material, o usuário deve comunicar o fato a biblioteca e repor o mesmo material. No caso de material esgotado o usuário deverá repor um material do mesmo valor indicado. Para renovação do material bibliográfico o usuário deverá dirigir-se à biblioteca de posse dos exemplares. Em caso de atraso na devolução das obras emprestadas, é cobrada a multa por exemplar, por dia de atraso conforme especificado no Regulamento da Biblioteca.

Multas não quitadas no momento da devolução permanecem registradas no sistema, impedindo um novo empréstimo e renovações até a sua quitação. Em caso de doenças ou internação multas são abonadas mediante apresentação de atestado médico. Sábados, domingos e feriados não são considerados para cálculo do valor da multa.


A biblioteca está estruturada conforme relação abaixo, TODAS sob a responsabilidade da bibliotecária e do pessoal técnico administrativo:


Seção de circulação: controla empréstimo, devolução e consulta de todo material bibliográfico.


Seção de multimeios: seção responsável pelos materiais não convencionais, tais como: fitas de vídeo, CD-Roms, disquetes e mapas.


Seção de periódicos: possui periódicos em diversas áreas permitindo a realização de levantamentos bibliográficos e consulta a artigos originais, é responsável pelo registro e organização de coleções adquiridas. Promove o intercâmbio nacional através do sistema COMUT.


Seção de processamento técnico: seção responsável pela catalogação e classificação de todo material bibliográfico recebido, recuperando-o de maneira indicada através do cadastramento do sistema de acervo bibliográfico integrado de toda obra adquirida, que pode ser encontrada pelos indicadores autor, título ou assunto.

Seção de referência: coloca a informação ao alcance do público interno e externo, elabora pesquisas bibliográficas, zela pela eficiência das atividades desenvolvidas pelo atendimento ao usuário.


Pesquisa digital: a biblioteca disponibiliza 2 computadores para consulta ao acervo, e 7 computadores para acesso à internet e leitura.

Periódicos Eletrônicos


Letras
Links
A cor das letras
Akrópolis. revista de ciências humanas da unipar
Aletria: revista de estudos de literatura
Alfa: revista de linguística
Anuário de literatura
Ao pé da letra
Atos de pesquisa em educação
Bakhtiniana. revista de estudos do discurso
Boletim de pesquisa - nelic
Boletim de pesquisa nelic
Bordas. revista do centro de estudos da oralidade.
Caderno de letras da uf
Cadernos de cnlf (congresso nacional de linguística e filosofia)
Cadernos de pós-graduação em letras
Cadernos de tradução
Calidoscópio
Caligrama. revista de estudos e pesquisas em linguagem e mídia
Caliope
Casa. cadernos de semiótica aplicada
Cognitio-estudos. revista eletrônica de filosofia
Convergência lusiada
Delta: documentação e estudos em linguística teórica e aplicada
Diálogos pertinentes online unifran
Distúrbios da comunicação
E-letras
Em tese
Entrelaces
Entretextos
Estudos da língua(gem)
Estudos feministas
Eutomia: revista online de literatura e linguística da ufpe
Fólio - revista de letras
Fórum linguístico
Fragmento: revista de língua e literatura estrangeiras
Fragmentos: revista de língua e literatura estrangeiras
Fronteiraz. revista do programa de estudos pós-graduados em literatura e crítica literária.
Galáxia. revista do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica
Guavira letras ufms
Ícone. revista de letras
Ilha do desterro a journal of english language, literatures in english and cutural studies
Intercâmbio. revista do programa de estudos pós-graduados em linguística aplicada e estudos da linguagem.
Interletras
Ipotesi. revista de estudos literários
Kalíope. revista do programa de estudos pós-graduados em literatura e crítica literária.
Labirintos
Leitura flutuante. revista do centro de estudos em semiótica e psicanálise.
Letras & letras
Letras de hoje
Língua, literatura e ensino
Linguagem dis(curso)
Linguagem em (dis)curso
Linguagens - revista de letras, artes e comunicação
Literatura e sociedade
Literatura, história e memória
Mafuá - revista de literatura em meio digital
Mafuá: revista de literatura em meio digital
Magma – teoria literária e literatura comparada
Morpheus
Nau literária - crítica e teoria de literaturas em língua portuguesa
O eixo e a roda: revista de literatura brasileira
Outra travessia
Perquirere
Polifonia
Primeiros estudos - revista de graduação em ciências sociais
Principia. revista internacional de epistemologia
Revista cerrados
Revista ciências & letras
Revista da abralin
Revista da anpoll
Revista de estudos da linguagem
Revista de estudos linguísticos veredas
Revista de letras
Revista de letras unesp
Revista discurso, fflch usp
Revista dlcv - língua, linguística e literatura
Revista do gel
Revista eletrônica de letras
Revista eletrônica do instituto de humanidades
Revista entretextos
Revista escrita
Revista guará - crítica literária
Revista ideação
Revista inter.ação
Revista intercâmbio
Revista investigações
Revista l@el em (dis-)curso
Revista letra magna
Revista letras da ufsm
Revista letras e letras
Revista letras ufpr
Revista língua & letras
Revista língua e literatura
Revista linguagem & ensino
Revista línguas & letras
Revista literatura e autoritarismo
Revista littera
Revista palimpsesto
Revista patrimônio e memória
Revista philologus
Revista scripta
Revista signótica
Revista trama - curso de letras da unioeste
Revista virtual de estudos da linguagem - revel
Revista virtual de estudos de linguagem - revel
Revista voz das letras
Rua (unicamp)
Scientia traductionis
Signo
Signo - revista do departamento de letras e do programa de pós-graduação em letras
Sínteses
Soletras
Terceira margem
Terra roxa e outras terras. revista de estudos literários
Texto digital
The especialist. pesquisa em línguas para fins específicos. descrição, ensino e aprendizagem.
The especislist. pesquisa em línguas para fins específicos descrição, ensino e aprendizagem
Travessia
Travessias
Unirevista. unisinos
Veredas – revista de estudos linguísticos
Veredas. revista de estudos linguísticos
Verso e reverso. revista de comunicação
Working papers em linguística

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.