publicações

Sorocaba: Alunos de Pedagogia visitam Casarão Brigadeiro Tobias

Data: 15/05/2019 | 0 Comentário

No dia 10 de maio, os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Sorocaba, acompanhados da professora Clarete Pires de Almeida visitaram o Casarão Brigadeiro Tobias – Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, em uma das ações educativas proposta pela IES na Semana Nacional de Museus, que ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.

O principal objetivo da ação foi estimular a reflexão dos alunos, que na ocasião conheceram tudo sobre a vida do proprietário mais ilustre do casarão, o Brigadeiro Tobias de Aguiar que construiu a moradia em 1780, mas nunca se fixou no lugar. Entre as histórias contadas, algumas desmistificam a figura do militar, que era apaixonado pela vida no campo e mantinha criação de muares em outros cantos do Brasil. Aguiar foi político, um dos líderes da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo, pai de família e casado com a Marquesa de Santos.

Na aventura pelo Casarão também foi contada aos alunos a história da criação do bairro onde está instalado o casarão e muito sobre um dos maiores traços da cultura local, o Tropeirismo.

"Junto com as informações que passamos, os alunos conheceram as ferramentas, os equipamentos e até mesmo os animais que fizeram crescer nossa história", relatou a professora Clarete.