Infraestrutura

Infraestrutura Acadêmico Administrativa

Para o desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas propostas, a IES conta com uma infraestrutura própria que atende às condições de iluminação, ventilação, salubridade, segurança, higiene, acústica e layout adequados, que seguem todas as normas da moderna engenharia e arquitetura, visando o conforto e bem-estar dos corpos docente, discente e administrativo, com a seguinte infraestrutura:

  Quantidade Área (M²)
Área de lazer 07 11.820,50
Auditório 02 415,40
Banheiros  17 385,50
Biblioteca  01 280,80
Instal. Administrativas  09 246,40
Laboratórios de informática  02 170,66
Salas de aula  28 1966,00
Salas de Coordenação  01 70,00
Salas de Docentes  01 40,90
Sala NDE/CPA 01 20,00

 

Sala de atendimento Psicopedagógico 01 50,00
Gabinete Professor T.I. 01 20,00
Laboratório de Anatomia 01 70,00
Laboratório de Biologia 01 70,00

 

Gabinete de trabalho para professores Tempo Integral – TI

A Faculdade disponibiliza gabinetes aos professores de Tempo Integral, com área total de 20 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet.  Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Espaço de trabalho para o Núcleo Docente Estruturante

A Faculdade disponibiliza uma ampla sala aos professores pertencentes ao NDE, com área total de 20 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

A Faculdade disponibiliza gabinetes no andar térreo, destinadas as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes, abaixo discriminados:

Sala de Professores

A Faculdade possui espaço adequado no andar térreo do prédio destinado a Sala de Professores medindo 40,90 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, escaninho de documentos, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Salas de aula

As salas de aula somam 28 espaços com capacidade para 40 a 50 alunos.

As instalações são apropriadas à utilização dos recursos audiovisuais necessários à prática pedagógica. O mobiliário e os equipamentos estão devidamente adaptados à quantidade de alunos e às funções de ensino de modo a favorecer a necessária comodidade. Atendem aos requisitos de iluminação, limpeza, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

As condições deste espaço físico, quanto aos itens de salubridade, espaço das salas em relação professor/aluno, circulação, iluminação natural e artificial, ventilação e acústica, estão presentes no quadro, a seguir: 

ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA
Salubridade Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento, oxigenação, higiene, e limpeza.  Os ambientes são mantidos com serviços diários de limpeza, por equipe responsável por esta atividade.
Espaço Dimensionadas na relação de 1,00 m2. por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor
Iluminação Natural e Ventilação Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação
Iluminação Artificial A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux),  em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc).
Acústica As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.

 

Biblioteca

Organização do acervo

A responsabilidade pela organização, aquisição e manutenção da biblioteca é do Diretor Geral, que dispõe de 01 (uma) bibliotecária para dirigir e coordenar as atividades técnicas e administrativas.

Espaço Físico

Atualmente, a área física da Biblioteca perfaz um total de 220 m2, computadores para a pesquisa do acervo, baias para estudo individual, entre outros.

Acervo da biblioteca

Acervo por área do conhecimento.

  Área do conhecimento Quantidade
Livros Ciências Exatas e da Terra  1304
Periódicos Ciências Exatas e da Terra 443
Livros Ciências Biológicas 721
Periódicos Ciências Biológicas  279
Livros Ciências da Saúde 78
Periódicos Ciências da Saúde 83

 

  Área do conhecimento Quantidade
Livros Ciências Sociais Aplicadas 446
Periódicos Ciências Sociais Aplicadas 593

 

  Área do conhecimento Quantidade
Livros Ciências Humanas 11516
Periódicos Ciências Humanas 7166

 

  Área do conhecimento Quantidade
Livros Lingüística Letras e Artes 19698
Periódicos Lingüística Letras e Artes 182

 

  Área do conhecimento Quantidade
Livros Multidisciplinar 1185
Periódicos Multidisciplinar 386

 

Laboratórios

Laboratórios de informática

A Faculdade de Assis - FASS dispõe de dois laboratórios de informática com máquinas modernas e programas necessários para o desenvolvimento das práticas discentes. 

Equipamento Especificação Quantidade
Computadores  2 Laboratórios 45
Impressoras  Uso geral 11
Projetores  Uso didático 02
Retroprojetores  Uso didático 11
Televisores Uso didático 05
Outros Uso didático 33

 

Além disso o curso dispõe de laboratórios específicos para o desenvolvimento de atividades práticas.

Laboratórios específicos

Equipamento Especificação Quantidade
Laboratório de Biologia, Física e Química Atividades Didáticas 01
Laboratório de Anatomia Atividades Didáticas 01

 

Os Laboratórios Específicos   constituem-se em um espaço voltado à produção de conhecimento. Em sua operacionalidade, ele visa articular conceituação e reflexões acadêmicas, ou seja, possibilitar a relação entre teoria e pratica, na qual tem como objetivo  contribuir para a formação acadêmica dos alunos matriculados na IES.