publicações

Guaratinguetá: “BRASIL NEWS” -  Coluna “Empresários de Sucesso”: José Fernando Pinto da Costa: 20 anos de trabalho pela Educação

Data: 06/03/2018 | 0 Comentário

Esta é a primeira notícia da nova coluna do “BRASIL NEWS”. Alias, é a primeira edição do próprio jornal, que veio no lugar do antigo “OGE NEWS”, jornalzinho da Faculdade de Educação de Guaratinguetá, idealizado e fundado pela Diretora Geral da Instituição, Professora Érica Barbosa Joslin, no ano de 2014.

A proposta desta coluna é trazer para os alunos e para a comunidade em geral a história de empreendedores de sucesso no nosso país. E como não poderia deixar de ser, a coluna é inaugurada com a história do próprio reitor da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, que completou 20 anos de trabalho de sucesso pela Educação.

A história de José Fernando Pinto da Costa como empresário no ramo Educacional inicia-se no ano de 1997, quando assumiu a faculdade de Presidente Epitácio, com o curso de Ciências Contábeis. Seu compromisso e entusiasmo com a Educação, mantiveram seu objetivo de contribuir efetivamente para com a formação e o desenvolvimento das pessoas, através da educação, o que o levou a assumir novas instituições em outras localidades, como Dracena, Mirassol, Presidente Epitácio e Presidente Prudente.

José Fernando Pinto da Costa é um grande empresário no ramo da Educação e destaca-se, principalmente, por assumir um compromisso com a Educação Solidária, desenvolvendo uma política educacional coerente, por meio da aliança entre os conceitos empresarial e social, possibilitando o acesso de todos que desejam uma formação profissional de nível superior.

Com esse espírito, no ano 2000, José Fernando Pinto da Costa idealizou a UNIESP (União das Instituições de Ensino Superior Privadas) e com isso fortaleceu o trabalho pela Educação, que iniciara três anos antes. A causa foi o que, acima de tudo, manteve a sua determinação em trabalhar para ver concretizado o sonho de possibilitar a todos o acesso a uma faculdade.

Foi com muito entusiasmo, determinação, persistência e trabalho que José Fernando Pinto da Costa superou todos os desafios e tornou-se um grande exemplo de sucesso. Para ele, “não basta ter um sonho, é preciso muito trabalho e, acima de tudo, fé”.

Hoje, além das mais de 50 faculdades e centros universitários, esse grande empreendedor e visionário, decidiu investir em uma universidade. A antiga UNICASTELO, hoje denominada como UNIVERSIDADE BRASIL, o que tem movimentado positivamente o meio educacional e dado às pessoas oportunidades de construírem um futuro melhor, com o apoio de uma educação formal de qualidade.

No dia 2 de março de 2018, José Fernando Pinto da Costa foi homenageado no Palácio do Planalto pelo Presidente da República, Michel Temer, e pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebendo a Ordem de Mérito Oswaldo Cruz, em honra ao mérito pelos trabalhados educacionais realizados em benefício do Sistema Único de Saúde – SUS.

A educação, base de transformação social, é o pilar de sustentação e desenvolvimento de qualquer nação. Toda formação profissional, em qualquer área, só é possível a partir do diálogo com a Educação. Sem dúvida, como dizia Kant: “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.

E assim, registramos brevemente a história de um dos maiores nomes de sucesso empresarial do Brasil, José Fernando Pinto da Costa, idealizador da UNIESP e Reitor da Universidade Brasil.

Por Érica Barbosa Joslin (Diretora Geral da Faculdade de Educação de Guaratinguetá e Editora-Chefe da Revista Ciência Contemporânea)