publicações

Guarujá - TIID - Trabalhos Interdisciplinares e Integrados do Direito é apresentado pelos alunos da IES e aborda o Direito dos Idosos

Data: 30/11/2017 | 0 Comentário

De 20 a 24 de novembro, a Faculdade do Guarujá teve a honra de apresentar os Trabalhos Interdisciplinares e Integrados do Direito – TIID. Todos os alunos do 1º ao 4º semestre do curso de Direito apresentaram suas pesquisas sobre o tema central: o Direito dos Idosos. Cada semestre desenvolveu uma perspectiva, de forma tal que a legislação – Estatuto do Idoso Lei 10.741/2003 fosse ampliada e conhecida por todos.

Os alunos do 1º semestre trouxeram uma discussão na perspectiva doutrinária constitucional, observando o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Experiência inusitada para os estreantes em Direito, mas que contribuiu para o enriquecimento do contato entre colegas, para as relações interpessoais e para começar o processo de pesquisa científica que for ser desenvolvido durante os demais semestres.

Já os alunos do 2º semestre trouxeram a questão do Direito Penal como instrumento apto à proteção dos direitos e garantias fundamentais do idoso, discussão acalorada onde os reveses criminais praticados contra o idoso foram debatidos e, em muitas vezes mostraram o caráter repugnante daqueles que praticam contra sua própria família crimes de abandono e extorsão.

A forma de proteger o direito dos idosos nas relações de saúde foi o tema protagonizado pelos alunos do 3º semestre. A demonstração de que as leis existem, mas o acesso a elas não tem garantias reais fez do tema uma demonstração das agruras do sistema único de saúde do país e das relações jurídicas decorrentes.

Finalizando o TIID, os alunos do 4º semestre explicaram as novas perspectivas sobre o que a lei determina sobre a prioridade especial aos maiores de 80 anos, o princípio constitucional da isonomia e seus paralelos em relação às demais legislações especiais, como o ECA.

Todos se envolveram muito com o tema, afinal, dentro de suas casas, entre amigos e vizinhos há sempre um idoso que não era olhado sobre os prismas apresentados.

A IES parabeniza os professores pela orientação e aos alunos pela execução e apresentação dos trabalhos.