publicações

UNIESP – Presidente Prudente: CPA realiza palestra de sensibilização com ingressantes 2016

Data: 18/10/2016 | 0 Comentário

No dia 10 de outubro, a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE, professor Fernanda Bárcaro Silva Batalhoti, reuniu os alunos ingressantes em 2016 no auditório para apresentar, orientar e sensibilizar os discentes a respeito do funcionamento e importância da CPA.

A docente destacou que o objetivo da atividade foi possibilitar ao aluno ingressante compreender o que é a CPA, sua função no desenvolvimento das atividades acadêmicas e a importância da participação de toda a comunidade acadêmica neste processo.

A CPA da FAPEPE foi constituída de acordo com a Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, legislação que orienta as Instituições de Ensino Superior na constituição da Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A docente destacou os seguintes pontos:

• Composição: Comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada nomeados pela Diretora Geral da FAPEPE.
  • Objetivo: A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico.
  • Metodologia: A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais.
  • Comunicação de Resultados: Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios. A CPA possui como resultado do seu trabalho, relatórios de avaliação que são encaminhados ao Ministério da Educação e aos demais envolvidos com a Faculdade, sendo disponibilizado neste site como forma de facilitar o acesso aos seus resultados por parte dos membros acadêmicos.

Para finalizar um dos representantes docentes da CPA, o professor Murilo Mendes de Ângelo, ressaltou a importância da participação dos alunos e que esta é uma possibilidade democrática de participação.