CURSOS




Engenharia Mecânica

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


EAD





4073 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade e pode dedicar-se à venda de máquinas e equipamentos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho de engenharia está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antecipa uma escassez de mão-de-obra nos próximos anos, prevendo, inclusive, a busca por profissionais no exterior. Para este tipo de engenheiro, a demanda é maior em desenvolvimento de projetos, já que todo o setor industrial necessita desse tipo de profissional.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Além das disciplinas básicas de engenharia, entre elas física e matemática, o aluno assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos, e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Os objetivos do Curso Superior de Engenharia Mecanica  é proporcionar ao Mercado de Trabalho um profissional preparado para atuar nas necessidades específicas desta área corporativa. Para alcançar este objetivo procuramos alinhar a estrutura curricular, a definição do perfil do egresso a que se quer alcançar, o contexto educacional e as necessidades do mercado de forma a capacitar profissionais para atuarem na área.

O incontrolável avanço tecnológico exige a formação de profissionais que compreendam essas mudanças e tenham consciência da sua responsabilidade perante a sociedade. Essa formação humanista, crítica e ética é proporcionada pelo curso de Engenharia Mecânica.

Oferecendo uma graduação que alia a teoria e a prática, desenvolve no universitário a capacidade de se adaptar às distintas situações enfrentadas no dia-a-dia. A indústria está numa fase de expansão e por isso a demanda por engenheiros mecânicos vem aumentando.

O desenvolvimento de projetos, visando redução de custos, otimização do tempo e aumento da produção, é a área que mais tem absorvido profissionais.

Os Engenheiros Mecânicos formados deverão ser capazes de:

- Pesquisar, desenvolver, projetar, fabricar e testar ferramentas, motores, máquinas e outros dispositivos mecânicos - Trabalhar em máquinas que produzem energia, tais como geradores de eletricidade, motores a explosao, turbinas a vapor e a gás, e motores a jato para foguetes –

- Desenvolver máquinas que utilizam energia, como equipamentos de refrigeraçao e condicionamento de ar, robôs usados em processos de fabricaçao, máquinas ferramentas, sistemas de manuseio de materiais e equipamentos de produçao industrial

O Curso estimula a formaçao de habilidades fundamentais para o exercício da profissao, como:

- Compromisso com a ética profissional. - Iniciativa empreendedora, por exemplo, por meio de empresas juniores

- Disposiçao para a comunicaçao oral e escrita, auto-aprendizado e educaçao continuada

- Leitura, interpretaçao e expressao por meios gráficos - Domínio de técnicas computacionais e de língua estrangeira - Conhecimento da legislaçao pertinente a sua área de atuaçao

- Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares - Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas

- Compreensao dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente

- Responsabilidade social e ambiental.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo