CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





3266 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o País. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho

Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de Coordenação Pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso é na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da Universidade Brasil - Campus Mooca, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

 

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo