CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial







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Descrição

Uma questão interessante que se apresenta, com o novo perfil do emprego na era do conhecimento é a forma de contabiliza-lo.

Mas como contabilizar o conhecimento? E, principalmente, como gerencia-lo? A gestão do capital intelectual nas organizações não pode ser expressa única e exclusivamente sob a forma de registros de patentes ou de direitos autorais ou ainda os royaltes que gere. Ele está muito além disso.

Entretanto, essa era do conhecimento também traz o desemprego, só que de um tipo diferente, aquele conhecido como desemprego funcional. Ou seja, o indivíduo que não está preparado, que não conseguiu dominar o conhecimento, estará irremediavelmente fora do novo contingente de trabalhadores do conhecimento. O trabalhador do conhecimento, então, é a nova mão-de-obra, com redes de comunicação global e super-rodovias da informação, produtividade elevadíssima, fábricas automatizadas e escritórios eletrônicos.

O caminho apontado para a entrada nesse mundo é, sem dúvida, a educação, como forma de adquirir novas habilidades para as muitas oportunidades de trabalho que estão surgindo.

Nesse novo contexto, os administradores do século XXI irão se defrontar com um mundo cheio de indagações e pobres de respostas, interdependentes e inter-relacionado em escala mundial, com uma formação humana e acadêmica que privilegia o raciocínio lógico e, conseqüentemente, o comportamento reducionista e fragmentado.

Esses administradores, sem abandonar os conceitos tayloristas e fordistas clássicos e as estruturas weberianas, pois necessitam cada vez mais buscar a eficiência como forma de enfrentar a concorrência, deverá buscar a eficácia por meio do pensamento sistêmico e da visão holística. Precisarão conhecer e aplicar o pensamento kantiano vinculado à idéia da dignidade essencial do indivíduo em estado de liberdade, respeitando-o como ser humano independente e liberto, sem perder a noção de competitividade, indispensável no mundo contemporâneo.

Para atender esse novo perfil é necessário que o curso de Administração desenvolva no discente as três habilidades necessárias ao Administrador. Habilidades, segundo Katz, são conhecimentos específicos que resultam de entendimento, informação, prática e aptidão.

O Administrador deve ter em mente que não alcançará eficiência, eficácia e sucesso se apresentar somente uma dessas habilidades, mas sim, se souber utilizar as três em conjunto. O perfil do Administrador moderno está embasado na flexibilidade e agilidade de adaptação as rápidas mudanças ocorridas, na criatividade e interpretação da realidade para tomada de decisões que viabilize os processos organizacionais.

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 300 horas.

* Optativas: "Libras", "Formação de Novos Gestores – Comportamento Organizacional", "Gestão Ambiental", "Sistemas Integrados e Comércio", "Gestão Hospitalar".

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