CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3000 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo

"O CENTRO DESTA NOVA SOCIEDADE SERÁ A INSTITUIÇÃO ADMINISTRADA" (PETER DRUCKER).

 

Pretende-se, por meio de um ponto de vista real e concreto da situação atual, inserir o moderno profissional de Administração dentro dos melhores parâmetros exigidos pelo mundo globalizado e competitivo. Dessa forma, o curso marca sua presença pela qualidade de ensino.

O que se pretende é imprimir ações que conduzam à modernidade, visando uma formação especial, possibilitando a atuação dos alunos nos diversos campos da vida social e produtiva.

Para tanto, o curso se fundamenta nos seguintes princípios:

• A formação acadêmica deve desenvolver no graduando o interesse pelo conhecimento científico e à pesquisa. Ao longo de sua carreira ele deve continuar em seu processo evolutivo dentro dos princípios da Administração sabendo que a formação recebida na Faculdade é apenas um passo de uma caminhada ao longo de sua vida.

• Para ser um bom Administrador não basta conhecer apenas a teoria, é necessário saber como atuar nas mais diferentes áreas, o que exige atualização contínua, tanto teórica como prática. Além disso, é fundamental um olhar para o processo de gerenciamento atual, totalmente focado para o emocional de cada indivíduo/profissional.

• É necessária a conscientização de que o futuro profissional em Administração estará sendo preparado para assumir posição de comando, diagnosticando contingências operacionais e administrativas apresentando soluções, por meio de modernas técnicas de gerenciamento, buscando flexibilidade e inovação.

• O curso se propõe a capacitar os alunos para a liderança eficaz. Entendemos que o Administrador é aquele que cuida da captação e capacitação de pessoas, tendo como critério os conceitos éticos, que visam o estabelecimento da justiça, assim as organizações terão funcionários de excelente qualidade para as funções requeridas. Essa capacidade de liderar será notória nos profissionais no exercício de suas funções no mercado de trabalho: nas pesquisas, nas assessorias especializadas, nas consultorias, na administração das finanças, na gestão do processo produtivo, na elaboração de projetos de implantação de empresas e na gestão dos recursos materiais, bem como nas transações comerciais nacionais e internacionais.  

No desenvolvimento das atividades do curso, procurar-se-á:

• Propiciar uma ação coletiva, com linha metodológica única norteando todo o trabalho de formação de profissionais competentes para administrar, planejar, dirigir, controlar e pesquisar.

• Ter como base filosófica o respeito à pluralidade de ideias e o espírito de equipe.

• Capacitar o corpo docente e discente a uma atuação conjunta com base pedagógica, científica e profissional homogênea, com vistas à formação de profissionais para ao mercado de trabalho.

• Capacitar o corpo discente para buscar constantes atualizações em sua área de atuação através do conhecimento técnico-científico envolvido, com base na bibliografia, nos periódicos, nos sistemas de consulta de informações e nos órgãos específicos.

• Fazer do curso de Administração um referencial de qualidade.

 

O Curso de Administração da Faculdade Frutal - FAF, objetiva formar líderes e empreendedores focados em oportunidades e resultados, com capacidade de compreender o meio social, político, econômico e cultural em que se encontram inseridos, bem como a formação técnica e científica que o habilite a conhecer e intervir no campo da administração das organizações de forma ética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade.

Em suma, o curso de Administração, linha de formação em Gestão de Negócios vem atender à demanda do mercado por um profissional mais generalista, inovador e criativo, com um perfil de empreendedor e de facilitador de processos. 

Isso se faz necessário num momento em que se verifica um crescimento do número de empresas de consultoria e de pequenos e médios negócios, bem como uma expansão na prática da terceirização.

 

Objetivos Específicos

O curso de Administração tem por finalidades e objetivos desenvolver no profissional formado habilidades que o torne capaz de:

• Comunicar-se interpessoalmente, interpretar a realidade e expressar-se corretamente nos documentos técnicos e específicos;

• Utilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico, na operação com valores, nas formulações matemáticas, econômico-financeiras e no estabelecimento de relações formais e causais entre fenômenos, além de expressar-se do modo crítico e criativo em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

• Demonstrar compreensão do todo administrativo e financeiro, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;

• Lidar com modelos de gestão inovadores, demonstrando ousadia, gosto pelo desafio e coragem para enfrentar riscos;

• Atuar com bom senso, flexibilidade e adaptabilidade na solução de problemas detectados e condução das organizações;

• Coordenar atividades e programas, decidir entre alternativas, identificar e dimensionar riscos;

• Selecionar estratégias adequadas de ação, objetivando atender interesses interpessoais e institucionais;

• Apresentar estratégias objetivando o aumento institucional da produtividade e rentabilidade dos patrimônios, serviços, ou investimentos;

• Identificar no mercado oportunidades para criação de novos negócios independentes ou terceirizados, elaborando o plano de implantação;

• Planejar, executar e controlar os processos organizacionais, visando aproveitar as oportunidades do ambiente competitivo global.

• Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 

• Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais

 


Perfil do Aluno

O profissional Administrador ao final do curso apresentará:

-  Atitude empreendedora;
-  Visão estratégica;
-  Postura de sustentabilidade econômica e social;
-  Capacidade de reconhecer e solucionar problemas e trabalhar com formulações quantitativas e qualitativas;
- Habilidade para trabalhar em equipes, formular proposições, tomar decisões, e Introduzir modificações nos processos administrativos, buscando eficiência, eficácia e efetividade organizacional.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para aqueles que se formam em administração está aquecido no País. Segundo o portal Catho, dos 184 mil anúncios de vagas do site, cerca de 134 mil são
para administradores, em diferentes áreas de atuação:

- Administração pública;
- Administração de empresas privadas (comércio, indústria ou prestação de serviço);
- Administração de ONGs;
- Administração de Agronegócios;
- Administração de Pessoas (Recursos Humanos);
- Administração de Marketing;
- Administração de Produção;
- Administração de Finanças;
- Administração Estratégica;
- Administração de Logística;
- Administração de Organização, Sistemas e Métodos;
- Administração da Qualidade;
- Administração de Comércio Exterior;
- Docência e Pesquisa; 
- Consultoria de Empresas; 
- Empreendedor do próprio negócio.


Resumo

Designação: Bacharelado em Administração
Linha de Formação: Gestão de Negócios

Ato legal de Autorização: Portaria MEC Nº 2.627/2005
Ato legal de Reconhecimento: Portaria MEC nº 459/2011
Ato legal de renovação de reconhecimento: Portaria no- 704, de 18 de dezembro de 2013 DOU 19/12/2013

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo