Descrição
O Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE, foi reconhecido pela Portaria nº 540 e publicada pelo D.O.U. do dia 20 de fevereiro de 2006 é organizado em quatro anos, subdivididos em oito termos/semestres, uma vez que em seu conteúdo curricular as disciplinas estão totalmente engendradas com a visão moderna da Pedagogia Contemporânea de modo a propiciar um conhecimento profissional situado em um espaço de contínua evolução e aperfeiçoamento para garantir a educação, com vista a inclusão plena, de segmentos historicamente atrelados aos direitos e deveres sociais, culturais, econômicos e políticos, preparando-os para executar a docência que depreende:
- No conhecimento científico de forma acelerada, perpassada na cultura e nas artes, e nas tecnologias de informação e comunicação;
- Na opinião crítica aguçada do pensar, sentir e atuar das novas gerações de aprendizes em função da evolução contínua da sociedade em suas estruturas materiais e institucionais;
- As investigações avançadas no campo da ciência, propriamente do pedagogo, para obter a capacidade para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática, em contextos escolares e não-escolares, sobre o valor e pertinência dos projetos que atue inter/multi/transdisciplinar;
- Do próprio processo de desenvolvimento individual do pedagogo, a fim de que o leve a refletir de forma crítica sobre suas crenças, os valores sociais, os hábitos, atitudes e formas de se relacionar à vida e consequentemente, com a sua profissão.
O Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio atua em todos os segmentos sociais como: à escola, aos pais, alunos, educadores e sociedade, cabem a eles o desafio de decidir o que, como e para que aprender; em desenvolver as capacidades cognitivas de ordem superior: pessoais e sociais; em saber interpretar as opções ideológicas e de configurações do mundo, contribuir para a formação de sujeitos autônimos, reflexivos e co-participativos com o desenvolvimento de sua cidadania.
Perfil Profissional
Dessa forma, pretende-se que o egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio seja um profissional:
- Com capacidade inovadora , inventiva na participação dos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre os seus preceitos de ensino;
- Um pedagogo com capacidade de desenvolver pesquisas, e propor ações educativas inovadoras, intervindo e modificando as práticas sistematizadas, bem como de acompanhar e avaliar os processos educativos em espaços escolares e não-escolares;
- Atuante inter/multi/transdisciplinarmente;
- Comprometido com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida.
Mercado de Trabalho
Conforme com o Projeto Pedagógico constituído mediante às Diretrizes Curriculares Nacionais (PCNs) para o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, o Curso destina-se à formação de Professores a fim de atuarem Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, (na modalidade Normal) e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em atividades educativas em diferentes espaços escolares e não-escolares nos quais existe a ação educativa. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Assim, o Licenciado em Pedagogia na Faculdade de Presidente Epitácio tem como seu perfil e capacidade de desempenhar atividades de forma organizada, a qual favorecerá a socialização, o desenvolvimento da criança nos eixos, cognitivos, psicomotor, e efetivo, assim um profissional poderá atuar como:
- Professor de Educação Infantil (zero a cinco anos), atuar e compreende que a atividades lúdicas é a forma peculiar para seu aluno aprender;
- Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial: desenvolve material didático e media trabalho educativo com crianças e adultos portadores de alguma deficiência;
- Orientação Educacional: orienta e ajudar estudantes no processo de aprendizagem com uso de métodos pedagógicos e psicológicos;
- Treinamento de recursos humanos: desenvolve programas de treinamento para funcionários de uma empresa;
- Assessoria pedagógica em serviços de difusão cultural, (museus, centros culturais) e de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, editoras, rádios, agências de publicidade);
- Resignificar o papel do pedagogo como profissional preparado para a atividade docente, de planejamento, de execução, de coordenação, de acompanhamento e de avaliação de projetos e experiências nos contextos escolares e não escolares.
Objetivos
O Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio atua em:
- Propiciar a qualificação e desenvolvimento de competências e habilidades à formação docente para atuar na Educação Básica como estratégia necessária na construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
- Promover o domínio de conhecimentos e informações quanto a proposta de intervenção às questões dos saberes pedagógicos demandam a necessidade com base na dimensão sócio-política e cultura atrelada a teoria e prática;
- Fomentar a compreensão e discussão de questões sociais, culturais, cognitivas na formação de pesquisadores, capacitando-os a entender os diferentes meios utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem, como agente de transformação na escola de qualidade, pois o pedagogo é o agente mediador da formação inicial da criança;
- Promover a formação de um educador capaz de resgatar o compromisso das escolas com a educação por meio de uma prática competente.
- Desenvolver atividades em escolas públicas e/ou privadas, ainda, em espaços não-escolares estabelecendo a compreensão e operacionalização das articulações educativas;
- Privilegiar a autonomia do futuro docente na sua educação continuada, permitindo superar suas limitações, orientar, capacitar e dirigir professores de uma instituição de ensino e/ou não, a fim do cumprimento dos currículos estabelecidos para a qualidade de ensino;
- Atuar de forma ético-profissional, com o intuito do desenvolvimento de noção de respeito, cidadania, solidariedade e relação escola-comunidade;
- Investigar e diagnosticar problemas educacionais diversos e providências de mecanismos de intervenção;
- Participar na construção da identidade Institucional mediante ao desenvolvimento de seus projetos pedagógicos.
- Investigar e diagnosticar problemas educacionais diversos e providências de mecanismos de intervenção;
- Participar na construção da identidade Institucional por meio do desenvolvimento de seus projetos pedagógicos;
- Compactuar na gestão do processo pessoal de educação continuada.
Estágio Supervisionado Curricular
O Estágio Supervisionado Curricular é obrigatório para os cursos de Licenciatura (formação de docentes) conforme previsto na legislação. O Estágio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o discente estagiário, com a mediação de um professor acadêmico, que na Faculdade do Presidente Epitácio e encontra na figura do professor orientador de estágio. A carga horária do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia – Licenciatura tem 400 horas distribuídas ao longo dos semestres letivos.
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo | |
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BIANCA MARIA FERREIRA SILVA OMOTE | ||
FABIANA BUENO GOMES MANTOVANI | ||
GEISA ORLANDINI CABICEIRA GARRIDO | ||
HELENROSE OLIVA VALIN DA ROCHA | ||
LUCIMAR MANZOLI DE ALBUQUERQUE LIMA | ||
MARILUCI CAMPOS EL HAGE |