CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4580 Horas

Prof. Me. José Ricardo Suter (jose.suter@universidadebrasil.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo

A concepção do Curso de Direito da Faculdade de Ibaiti é eminentemente humanista, baseando-se numa formação jurídica ética, teórica e prática, preocupada com a inclusão social através de práticas interdisciplinares, sintonizando o ensino com as novas demandas do desenvolvimento brasileiro, que exige resposta às especificidades contemporâneas ditadas pela realidade dos mecanismos judiciais e processuais.

Diante desta nova concepção houve um remodelamento da atividade jurídica como um todo, pois a justiça passou a ter um viés muito mais democrático e participativo e menos privatista, abandonando-se o modelo tradicional de Poder Judiciário que servia a poucos e de forma insatisfatória, para um modelo que amealhou diversos mecanismos processuais, com uma demanda cada vez mais galopante e carente de mais profissionais que atuem com preparo, competência, dinamismo e compromissos éticos bem definidos, em prol da efetivação dos direitos fundamentais.

O Curso de Direito da Faculdade de Ibaiti oferece uma sólida formação teórica e prática, apta a preparar o profissional para atuar na “sociedade da informação” atual, em permanente mudança, massificada e global, que possa responder com segurança, dinamismo e criatividade às demandas apresentadas e os desafios a que se propõe. 

A responsabilidade da formação profissional não reside apenas em ensinar o direito posto neste ou naquele contexto histórico, mas, além disso, fazer com que o profissional esteja interagindo com as lutas que a sociedade pós-moderna enfrenta, no sentido de reafirmar a pessoa como ponto central de toda atividade jurídica, seu aperfeiçoamento e a satisfação de suas necessidades básicas, sempre no intuito de buscar a convivência mais equilibrada e igualitária para todos.

Nesta época de grandes transformações sociais, tecnológicas, históricas e principalmente culturais, o Curso de Direito da Faculdade de Ibaiti apresenta uma matriz curricular moderna, valorizando a interdisciplinariedade e a flexibilização de conteúdos, com vistas a garantir muito mais qualidade e solidez na formação do profissional do direito, ainda mais quando considerados os questionamentos que tem sofrido pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo Conselho Nacional de Educação e a própria Câmara de Educação Superior.

Diante de tais constatações, uma nova matriz curricular foi elaborada em atendimento às exigências do Conselho Nacional de Educação, dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito (CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004).

Na sua elaboração foi observado rigorosamente todos os conteúdos exigidos pela Resolução antes mencionada, bem como passa a deixar evidenciado o perfil do profissional que se pretende graduar, e a sua compatibilização com os objetivos do curso. No mesmo sentido, foram produzidas alterações com o objetivo de garantir a interdisciplinaridade dos conteúdos a serem ministrados e garantir a flexibilização curricular assim como a iniciação científica.


Mercado de trabalho / Perfil Profissional

O Curso de direito da Faculdade de Ibaiti deverá possibilitar ao profissional do direito as seguintes competências e habilidades: 

  1. a) Leitura, interpretação, reflexão e produção textual de atos jurídicos, normativos e trabalhos científicos dentro do que dispõem as normas técnico-jurídicas.
  2. b) Aplicação do direito com utilização de pesquisa doutrinária, jurisprudencial e de outras fontes de informação.
  3. c) Utilização correta do jargão para que possa atuar em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais.
  4. d) Produção do conhecimento, julgamento e tomada de decisões com raciocínio, argumentação e persuasão.
  5. e) Conhecimento do método e domínio das tecnologias no desenvolvimento de seu trabalho.

O curso

A Instituição é comprometida para assegurar a participação dos acadêmicos em atividades internas de ensino e pesquisa e de intervenção no meio social através de atividades de extensão, que inserem o acadêmico como agente de transformação social.

Assim, são realizados inúmeros eventos científicos em parceria com outras Instituições de ensino jurídico do país e do exterior. Ademais, o aluno do curso de Direito tem à disposição o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde poderá desenvolver o aperfeiçoamento do seu estudo através da inserção social e da resolução concreta de casos práticos.
 Aberto à comunidade carente do Município e região, o Núcleo de Práticas Jurídicas possibilita o comprometimento social do aluno e a consolidação dos seus conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. 

 

Autorização: Portaria nº 420 de 03/02/2006

Ato Legal de autorização ou Reconhecimento: Portaria SESU/MEC nº 491 de 20/12/2011.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Horários das Aulas do Curso
Manual de Monitoria
Manual Do TIID
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC
Termo de Convênio de Estágio

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Claudiney Alessandro Gonçalves
Diego Nassif da Silva
Evaldo Gonçalves Leite
Fernando Rodrigues Bortolatto
Gisele Sanchez Falkowski
José Ricardo Suter
Josiani Valim Dimer Poli
Leila Regina Diogo Gonçalves Medina
Luana Miranda de Mattos
Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Ricardo Vilariço Ferreira Pinto
Rossane Ferraz dos Santos Cardoso
Silvia Martins
Tatiane Aparecida Silva