CURSOS




Engenharia Ambiental e Sanitária

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação
 
 O Curso de Engenharia Ambiental  e Sanitária proporciona uma formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas ambientais. Além disso, atende os requisitos necessários à quantificação e solução de impactos ambientais negativos por meio de projetos, de ações preventivas a esses impactos. Na sua concepção específica desenvolve uma matriz curricular diversificada e de natureza transversal no campo teórico e prático das ciências ambientais e humanas. Sustentabilidade é praticada em todas as disciplinas na busca permanente de um equilíbrio em todas as suas dimensões, notadamente a econômica, social e ecológica.
 
Objetivos
 
O nosso objetivo principal é formar profissional competente, com habilidades para equacionar as questões ambientais, de forma inovadora e criativa por meio de ações que visam preservar e melhorar a qualidade ambiental, socialmente justas e ecologicamente corretas.
 
O curso na Instituição (Diferenciais)
 
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é composto por Professores, Mestres e Doutores; Estrutura curricular moderna e atualizada; Atividades práticas desde o início do curso; Projeto Pedagógico diferenciado que valoriza o desenvolvimento de Projetos Temáticos. Ações de curto e longo prazo envolvem os alunos na criação, no planejamento e desenvolvimento de projetos multidisciplinares de abrangência interna e externa; Visitas técnicas e parcerias com empresas da região; Biblioteca especializada, videoteca com amplo acervo, laboratório de informática equipados; Programa de Iniciação Científica; Atualização constante por meio de Ciclo de Estudos, Seminários e Palestras; Programa de Orientação ao Estudante, Curso de Libras, Idiomas.
 
Principais Disciplinas
 
 As disciplinas básicas são fortemente embasadas em matemática, física, química, biologia e informática. No decorrer do curso são oferecidos conteúdos sobre tratamento de água e de esgoto, gestão ambiental, controle de poluição atmosférica, técnicas analíticas, gestão ambiental, entre outros. Nos últimos semestres são realizados estágio supervisionado em empresa e projeto de conclusão de curso.
Mercado de trabalho/Atuação profissional
O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental e Sanitário encontra-se em expansão em função do aumento da consciência ambiental, das pressões legais, das exigências de mercado e de preocupações nacionais e internacionais. O mercado potencial inclui prefeituras, secretarias estaduais e federais, órgãos de planejamento e controle ambiental, empresas públicas e, principalmente privadas.
 
Autorização: Portaria n° 1.816 de 22 de Dezembro de 2009 – Publicado no D.O.U de 23 de Dezembro de 2009

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo