CURSOS




Engenharia de Produção

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3653 Horas

Claudio Cordeiro Vasconcelos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos do Curso

O curso de Engenharia de Produção destina-se ao estudo de sistemas que envolvam a criação, otimização e operacionalização de informações associadas a equipamentos e pessoas, através da aplicação de fundamentos de engenharia, matemática, física e ciências sociais. O curso de Engenharia de Produção, enfatiza as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, promovendo a gestão dos recursos humanos, econômicos e materiais, objetivando a maximização da produtividade e rentabilidade. Capacitando o aluno na: Gestão dos recursos financeiros das organizações, com ênfase em custos industriais e alocação dos recursos sustentáveis; Gerenciamento de recursos humanos, focados a manufatura de produtos ou prestação de serviços; Implementação de processos de produção, com gerenciamento e aprimoramento dos métodos de fabricação e as relações humanas no trabalho; Criação e gestão de sistemas de garantia da qualidade ao longo do sistema produtivo; Gestão de sistemas logísticos e cadeia de suprimentos; Modelamento matemático para auxilio na tomada de decisões; Criação de indicadores de performance das organizações.

Mercado de Trabalho

O engenheiro de produção por apresentar um perfil generalista, mas com uma sólida formação científica e conhecimento de toda a cadeia produtiva e a interdependência entre os vários segmentos empresariais, permite que o mesmo atue de maneira versátil em empresas de qualquer parte do segmento econômico. Sua formação permite desde o desenvolvimento de novas máquinas, novos processos de produção, a atividades de planejamento, operacionalização e supervisão da produção de bens e serviços ao longo de toda a cadeia produtiva. Torna-se desta forma um profissional muito desejado pelo mercado, em razão da sua capacidade de adaptação rápida em diferentes funções, praticadas em ambientes altamente competitivos.

Práticas desenvolvidas durante o curso

Estágio Supervisionado

Iniciação Científica

Laboratórios de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Metrologia, Materiais de Construção Mecânica

Laboratórios de Informática com utilização voltada ao modelamento de problemas de Engenharia de Produção

Visitas Técnicas

Semana de Palestras e Atividades Específicas

 

Atividade Complementar: 100 horas
Estágio Supervisionado: 200 horas

 

Optativa: Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS ; Análise de Riscos de Acidente; Gestão de Operação em Serviço; Inglês Instrumental para Engenharia.                                          

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular
PPC - Projeto Pedagógico de Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo