CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3206 Horas

Miriam Elena Cabral Baceto ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo

O curso de Pedagogia da Faculdade Centro Paulistano, pertencente à grande área, Educação, trata de processos de ensino e aprendizagem, a partir de práticas   inovadores e motivadoras, que visam garantir a construção do aprendizado, preparando o aluno para concursos públicos, para atuar em cargos de Gestão ( direção e coordenação de escolas), ministrando aulas desde a creche até o ensino fundamental I, na Educação de Jovens e Adultos(EJA), na Inclusão, e em espaços não escolares, como hospitais, ONG, empresas, e espaços não formais. O Pedagogo, trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, construindo uma sociedade mais democrática, atuante e critica, adequando-se as legislações e estudos referentes ao processo de construção da sociedade. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o País. Em escolas, leciona, orienta e organiza a equipe de professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. E em espaços não escolares, planejando e orientando o processo educacional.

Mercado de Trabalho

Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a sala de aula é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como educadores de jovens e adultos e em educação inclusiva.

Diferenciais Do Curso Na Instituição

A articulação do ensino com a prática pedagógica, além das ações educativas e amplas instalações estruturais, proporcionam uma gestão do espaço compreendendo uma dimensão de ensino que se torna importante na medida em que ajudam a construir um instrumental teórico-metodológico, importante na assimilação do conhecimento além de contribuir na formação individual dos educandos. Durante a graduação o aluno participa do Projeto Interdisciplinar (PI), Semana da Pedagogia, Festa Junina, palestras com educadores contemporâneos, Semana da diversidade, Semana do Brincar, Iniciação Cientifica, tendo como foco, ensino, pesquisa e extensão, além de outras atividades acadêmicas.

O curso oferece ainda projetos educativos na Brinquedoteca, Projeto criado, desenvolvido e concretizado por: Professores, alunos, Coordenação, Direção, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas 

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso a Faculdade Centro Paulistano, no intuito de adequar-se à nova legislação, trabalhou na atualização da matriz curricular do curso, incluindo a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. O aluno graduado receberá o título de Licenciado Pleno em Pedagogia, sem nenhuma habilitação especifica, mas trabalhando de forma generalista da creche até o ensino fundamental I. Nos primeiros semestres do curso, a carga horaria envolve todo o referencial teórico do profissional professor, e a partir do segundo ano, passa a interagir com os Fundamentos, práticas e metodologias das disciplinas que fundamentam o curso. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Possui uma carga horaria de 400 horas, realizadas em momentos do curso, em que, após ter trabalhado a teoria, estará preparado para a pratica, em observação de sala de aula. É distribuída dentro do seguinte contexto:

5º semestre (50hs/50hs)

Ensino Infantil Ciclo I e II

6º semestre(100hs)

Ensino Fundamental I

7º semestre (50h/50h)

Educação de Jovens e Adultos/ Necessidades Especiais

8º semestre(50h/50h)

Gestão em ambientes escolares/ Espaços não escolares

 

A Faculdade Centro Paulistano, realiza uma construção do processo ensino aprendizagem, que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O curso de Pedagogia entende que a formação profissional em Licenciatura Plena em Pedagogia, apesar da grande diversidade de atuações, tem como ponto em comum a promoção da transformação social. Assim, enfatiza o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para a cidadania.

 

ATO LEGAL DE AUTORIZAÇÃO OU RECONHECIMENTO: PORTARIA 1092 DE DEZEMBRO DE 2015 – DOE 30/12/2015

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Ana Cristina Guedes de Oliveira - Mestre
-
Ana Maria Rosati - Especialista
-
Aparecida Passarelli Ormonde - Especialista
-
Eliana Sala - Doutora
-
Iomar Barbosa Zaia - Pós Doutora
-
Lucia Aba Youssef Haboba - Mestre
-
Miriam Elena Cabral Baceto - Mestre
-
Osmar Santos Cavalcante Mota - Mestre
-
Victorio Aiello Junior
-