CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial





3480 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o País. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho

Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de Coordenação Pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, particulares ou públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pequenos pacientes. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil - mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso é na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

 

Autorizado pela Portaria: SESu nº 1735 de 06/08/2001 – D.O.U. de 07/08/2001
Reconhecido pela Portaria: SESu nº 149 de 15/02/2007 – D.O.U. de 16/02/2007
Renovação do Reconhecimento pela Portaria: SESu nº 286 de 21/12/2012 – D.O.U.  de 27/12/2012
Estágio Supervisionado: 300 horas
Atividades Complementares: 100 horas

 

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado Da Educação de Jovens e Adultos
Estágio Supervisionado do Curso Educação Especial
Estágio Supervisionado Educação Infantil
Formulário de Artigo
Horas Complementares
Horas Complementares
Horas Complementares
Manual de 200h Atividades Complementares
Manual de Estágio Supervisionado em Educação Infantil
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo