CURSOS




Engenharia de Produção

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3920 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Descrição

A Engenharia de Produção, denominada plena ou produção pura, atende àqueles que desejam uma formação mais profunda nos métodos de análise e gestão da engenharia de produção, associada a uma formação mais superficial nas engenharias tradicionais. O Engenheiro de Produção recebe uma base geral em ciência e tecnologia, com disciplinas ligadas a processos de produção; trabalha com uma formação mais forte na área financeira, ou em transporte e logística, ou ainda uma formação mais genérica para atuar em qualquer setor produtivo, seja industrial, comercial, serviços ou financeiro. Suas funções nessas organizações incluem a especificação, o gerenciamento e o controle de sistemas e processos produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e nas condições de trabalho.

 

OBJETIVO


O Curso de Bacharelado de Engenharia da SUESC objetiva formar profissionais capazes com diferenciais competitivos e se adequando às necessidades empresariais. Nossos estudantes terão a capacidade de reflexão, análise, raciocínio lógico e interpretação de cenários com competências específicas, discernirão e influenciarão as mais variadas questões do mundo empresarial contemporâneo.


PÚBLICO – ALVO

Estudantes egressos do Ensino Médio, universitários, profissionais liberais e outros profissionais do Mercado de Trabalho com interesse na área de engenharia.


CAMPO DE ATUAÇÃO

O formado em Engenharia de Produção plena será um profissional com visão generalista e espírito empreendedor, com perfil de liderança familiarizado com o avanço da tecnologia e dos processos empresariais, que poderá acessar o mercado de trabalho em posições estratégicas e/ou executivas ou iniciar seu próprio negócio; capaz de visualizar oportunidades de negócios, aceitar desafios e empreender esforços para alcançá-los.
Este profissional poderá atuar em empresas públicas ou privadas, de grande, médio ou pequeno porte, ou microempresas, como executivo, consultor ou empresário.

 

MERCADO DE TRABALHO

A economia aquecida, a tendência de crescimento para os próximos anos e o perfil do engenheiro de produção que se encaixa em diversos setores mantêm as chances de emprego muito boas. A área de logística também está crescendo e demandando muitos engenheiros de produção para instalar e gerenciar as operações. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito procuram o formado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul, mas a instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba tem atraído muitos profissionais.

 

PRINCIPAIS DISCIPLINAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, como matemática, física, química e informática. Depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo