CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

 O Curso de Letras da faculdade IESA, avaliado em 2014 pela comissão do MEC com nota 4, proporciona ao futuro licenciado e professor a aprendizagem e a experiência necessárias para bem desenvolver o estudo da comunicação entre os alunos das últimas séries do ensino fundamental e ensino médio. O esforço por uma comunicação humana mais efetiva pode representar decisiva contribuição para um mundo melhor.

O curso é de fundamental importância na nossa sociedade porque forma profissionais que atuam na área do ensino fundamental e médio, sanando problemas de alfabetização, eliminando as deficiências no uso da língua portuguesa como meio de comunicação, ampliando o horizonte cultural dos alunos, através de estudos linguísticos, literários e humanísticos e, a partir de 2007, do ensino da Língua Brasileira de Sinais.

O futuro profissional de Letras deve ser preparado para as atividades da área, adquirindo atitudes e procedimentos direcionados para o ensino no magistério fundamental e médio; ter amplo conhecimento para enfrentar o mercado de trabalho; ter responsabilidade, desenvolver sensibilidade, criatividade e espírito crítico. Como habilidades e competências, o futuro profissional de Letras deverá "aprender a aprender" para, posteriormente, poder ensinar e "ensinar a aprender"; ter ampla formação cultural e humanística; adquirir conhecimentos teóricos e práticos; desenvolver capacidade de liderança, espírito de parceria e de participação; desenvolver conhecimentos de relações públicas; viver em busca permanente de aperfeiçoamento profissional, através de estudos, pesquisas, leituras, atualização didático-pedagógica.

 

Mercado de Trabalho

O graduado em Letras/Inglês dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em uma multiplicidade de campos nas áreas de língua e literatura, tanto em língua materna quanto estrangeira.

Há, portanto, urgência do preparo de um profissional moderno que seja ao mesmo tempo perito em línguas e perito em linguagens das modernas organizações. O curso contempla a profissionalização de pessoas que possuem conhecimento linguístico, propondo-se a desenvolver o conhecimento metalinguístico A inserção de um curso de Letras na região vem colaborar na manutenção e fortalecimento do fenômeno linguístico, manifestação maior da cultura de um povo. Assim como pretende igualmente a compreensão deste fenômeno, em todas as suas variedades. Resultante desta compreensão deve manifestar-se a sua ocupação na construção do cidadão, na parcela que lhe cabe, ou seja, na inteleção de leituras.

O campo de atuação do profissional graduado em Letras Português e Inglês abarca múltiplas facetas da linguagem humana, dentre elas: professor; secretária bilíngue; pesquisador literário; redator; revisor; tradutor; crítico literário; assessor cultural; consultor literário; roteirista; entre outras atividades.

 

Informações:

Reconhecido pela Portaria SESu nº 405 de 25/07/2006; DOU de 26/07/2006.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo