Quem Somos

História

Tudo começou há mais de sete décadas no bairro de Campo Grande com o Colégio Afonso Celso, projeto educacional comprometido com os ideais, as necessidades e a cultura da Zona Oeste carioca. A primeira unidade de ensino universitário, criada em 1969, foi a faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas Moacyr Sreder Bastos.

Ao longo desses anos, aprendemos que a imagem de uma universidade é a imagem de cada um de seus alunos - sua formação, seus conhecimentos, sua visão de mundo, sua capacidade de enfrentar obstáculos. E, acima de tudo, a sua consciência de cidadania. O aluno é o nosso maior patrimônio, nosso espelho. Por isso jamais permitimos que a visão puramente mercadológica do ensino se sobreponha aos valores éticos.

Tradição e modernidade, qualidade acadêmica de excelência e pioneirismo, competência e credibilidade, avanço tecnológico e a melhor infraestrutura da Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. Todas estas características definem o Centro Universitário do Rio de Janeiro, que forma não apenas bons profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, mas sobretudo bons cidadãos.

Nossa missão sempre foi contribuir para a construção e a disseminação do conhecimento, capacitando o cidadão para a transformação dos meios social e profissional. E o desejo de atingir a estes objetivo, a partir do momento em que passamos a integrar o grupo Educacional UNIESP, se tornou ainda mais forte dentro de cada um de nós.

 

Missão

Nossa missão sempre foi contribuir para a construção e a disseminação do conhecimento, capacitando o cidadão para a transformação dos meios social e profissional. E o desejo de atingir a estes objetivo, a partir do momento em que passamos a integrar o Grupo Educacional UNIESP, se tornou ainda mais forte dentro de cada um de nós.

 

Direção

UNIESP
Claudia Aparecida Pereira – Diretora Presidente da UNIESP

 

CONSEPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) é o órgão central de supervisão das atividades-fim do UNIRJ, possuindo atribuições deliberativas, normativas e consultivas.

CONSUN

O Conselho Universitário (CONSUN) é o órgão superior, de natureza deliberativa e normativa, responsável pelo planejamento, diretrizes e políticas gerais do Centro Universitário UNIRJ.

SECRETARIA GERAL

É o órgão responsável pelo registro dos atos acadêmicos do aluno: admissão, matrícula, integralização curricular, avaliação, certificação, tempo acadêmico e assentamento acadêmico. A Secretaria Geral é composta pelos seguintes setores: Setor de Admissão e Matrícula (SAM), Setor de Registro e Controle Acadêmicos (SRCA), Setor de Registro de Diplomas (SRD), Protocolo e Setor de Arquivo. Compete à Secretaria Geral receber e expedir as correspondências e manter a guarda dos documentos inerentes às suas atribuições.

COORDENAÇÃO DOS CURSOS

As atividades dos cursos de graduação são planejadas e administradas pelo Coordenador do Curso (Órgão Executivo) e pelo Conselho do Curso (Órgão Normativo e Deliberativo), de acordo com as diretrizes emanadas dos órgãos superiores e a legislação em vigor. O Coordenador gerencia todas as atividades do curso e exerce a presidência do Conselho do Curso.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) 

A CPA é formada por representantes do corpo discente e docente, funcionários técnico-administrativos do UNIMSB e representantes da sociedade civil organizada. A CPA tem como principal atribuição coordenar o processo de avaliação no âmbito institucional com o objetivo de promover a permanente melhoria da qualidade das atividades do Centro Universitário do Rio de Janeiro. 

SETORES DE ATENDIMENTO

O Centro Centro Universitário do Rio de Janeiro mantém diversos setores que visam ao Atendimento e à Orientação de seu Corpo Discente.

Setor de Atendimento Financeiro (SAF)

Os alunos contam com o SAF para orientação sobre os aspectos finaceiros e as demais atividades inerentes ao setor. A solicitação, sujeita a pagamento de taxa, deverá ser protocolizada junto ao SAF.

Protocolo

O protocolo é o espaço físico, supervisionado pela Secretaria Geral, reservado para o recebimento das solicitações dos alunos e a entrega dos documentos requeridos. O setor de Protocolo fica localizado no bloco B do Campus Sede.

Setor de Atendimento ao Estudante (SAE)

O Setor de Atendimento ao Estudante orienta o corpo discente sobre os aspectos acadêmicos e administrativos. O SAE é composto pelo Setor de Orientação Acadêmica e Setor de Ouvidoria.
 
Secretarias das Coordenações de Ensino de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e Atividades Complementares
Locais destinados a prestar serviços e atendimentos específicos de cada Coordenação.
 
Direção:
Lucia Baroni Martinazzo