Infraestrutura

Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas

 

A Faculdade de Sorocaba fica localizada na região central da cidade.

O prédio está situado a Rua da Penha, 620, Centro, em Sorocaba/SP, em um terreno com 1.584,00m² e 4.179,90m de área construída. Dispõe de 2 blocos construídos especificamente para abrigar instituição de ensino.

A Faculdade conta com a disponibilidade de salas de aulas específicas e especializadas para as aulas, biblioteca, laboratórios específicos, instalações administrativas, instalações para professores (sala de professores, sala de reuniões, gabinetes de trabalhos), instalações sanitárias, instalações para a Coordenação do Curso, Laboratórios de Informática totalmente equipados com computadores, ligados em rede com conexão à internet.

Os equipamentos de Informática, os equipamentos audiovisuais (projetores de multimídia, computadores, retroprojetores) também estão disponíveis na Instituição para servir aos alunos.

 

Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral, Parcial e NDE

A Faculdade disponibiliza sala aos integrantes do NDE e professores de Tempo integral/parcial, equipada com mesas, cadeiras, computadores conectados à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. A área total possui 15,80 m2. 

Atende aos requisitos exigidos quanto à disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

A Faculdade de Sorocaba disponibiliza gabinetes, destinadas as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes.

 

Sala de Professores

A Faculdade de Sorocaba possui espaço adequado destinado a Sala de Professores medindo 32,50 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, escaninho de documentos, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Salas de Aula

As salas de aula variam de 42 m2 a 57 m2, com capacidade de 40 a 80 alunos, as salas de aula estão equipadas com carteiras em excelente estado de conservação. Possuem cortinas para isolamento de iluminação externa, quadro branco, tomadas para a instalação de equipamentos didático pedagógicos (TV, DVD, Datashow, Retroprojetor, entre outros) e tela de projeção. Possuem ventilação adequada e iluminação com lâmpadas fluorescentes em quantidade adequada para garantir o conforto dos alunos. 

 Atendem aos requisitos de iluminação, limpeza, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Acesso dos alunos a equipamentos de informática

O computador que é um equipamento de uso individual e simultâneo possui a seguinte relação equipamento/aluno: 1/2. A faculdade possui um laboratório de informática com 60,16m, com 36 máquinas disponíveis para aulas práticas e capacidade de 72 alunos por turno, com softwares específicos e utilização livre para pesquisas.

O mundo atual passa por uma revolução tecnológica muito grande levando todos à busca constante por atualização nesse campo, por isso temos a considerar que todas as possibilidades que a Instituição tiver de inovar e se revestir de uma melhor estrutura tecnológica a ser disponibilizada, será feita, pois hoje, essa abertura de universos e oportunidades de acesso deve ser oferecida a todos os alunos indistintamente.

 

Biblioteca

O acervo é aberto, com acesso a todo material bibliográfico por meio de terminais de consulta, listagens e fichários. É permitido o empréstimo domiciliar para alunos e funcionários da instituição. No caso de usuários externos será permitida a consulta local. O acesso aos materiais audiovisuais é feito com a utilização de equipamentos dentro da biblioteca.

O acesso à internet é permitido apenas para alunos e funcionários e utilizado o sistema de reserva para uso da internet e dos equipamentos quando há muita procura. O usuário pode fazer solicitações e renovações via e-mail para a biblioteca.

A biblioteca tem seu acervo ampliado e atualizado principalmente de acordo com as solicitações dos professores. Dá-se prioridade ao aumento do número de exemplares para os livros textos de todos os cursos, tudo isso em conformidade com a verba orçamentária que é específica.

O acesso à internet é feito por computadores de uso livre para os alunos e funcionários.

O Regulamento da Biblioteca está disponível no site do CBTA.

 

Periódicos especializados

A IES disponibiliza periódicos virtuais (Nacionais e Internacionais) no site da IES para consulta e pesquisa.

 

Política Institucional para atualização e expansão do acervo

Para atender usuários potenciais da Biblioteca, os mecanismos de seleção e aquisição do acervo bibliográfico e audiovisual, tomam por base, tanto a bibliografia arrolada nos programas de ensino dos projetos pedagógicos, de cada um dos cursos da instituição, como as bibliografias recomendadas.

Além destes procedimentos, são ainda considerados, para seleção e aquisição destes materiais, as bibliografias básicas encaminhadas pelos Coordenadores dos Cursos à Biblioteca, sendo estas listas fruto de reuniões periódicas com professores e alunos de graduação e de pós-graduação.

Além destes critérios gerais, são levados em conta o perfil da Instituição e de seus usuários, em termos de demanda da informação.

 

Espaço Físico

A Biblioteca possui ambiente adequado às atividades de prestação de serviços de informação, sendo que a iluminação, mobiliário, tonalidade de ambiente e comunicação visual, atendem aos padrões vigentes. O ambiente atual da Biblioteca possui os espaços necessários que estão dentro dos padrões utilizados para o fluxo de pessoas e facilidade de manutenção que o espaço requer.

A área física da Biblioteca é ampla, contendo salas de estudo em grupo e espaços para estudos individuais, além de computadores com acesso à internet para pesquisa na internet e consulta online do acervo. 

Espaço Físico da Biblioteca

ÁREA TOTAL - 54,76m

RECEPÇÃO - 7,32m

ACERVO - 14,80m           

LEITURA – 15,72m

ESTUDO EM GRUPO - 3 x 5,64cm

Possui 4 terminais de internet; 4 mesas para consultas e trabalhos com 6 cadeiras cada, 6 cabines de estudo individual e 3 salas de estudo com mesa e 5 cadeiras cada.

 

Laboratórios didáticos especializados

O Curso de Pedagogia conta com o uma Brinquedoteca totalmente equipada.

Os equipamentos de Informática, os equipamentos audiovisuais (projetores de multimídia, computadores) também estão disponíveis na Instituição para servir aos alunos do Curso de Administração.

O Curso de Administração e Ciências Contábeis possui sala para a Empresa Junior.

 

Estes espaços estão organizados de acordo com as necessidades do curso e também com a demanda das atividades, assegurando condições de qualidade necessárias ao aprendizado e seguem políticas próprias de utilização e conservação.

 
Infraestrutura Física
 

Instalações Quantidade
Auditório/ Biblioteca 1
Banheiros 5
Instalações Administrativas 1
Recepção 1
Laboratórios de Informática 2
Atendimento Psicopedagógico 1
Salas de Aula 25
Salas de Coordenação 3
Salas de Docentes 1
Gabinetes de Professores TI 3
Sala Reuniões do NDE 1
Portaria 1
Cantina 1
Xerox 1
Projetos Sociais 1
Departamento RH 1
Secretaria Acadêmica 1
Brinquedoteca 1
Empresa Junior 1

 

 



Fachada
Fachada
Fachada
Fachada
Secretaria
Secretaria
Secretaria
Quadra Poliesportiva
Quadra Poliesportiva
Sala da Coordenação
Sala da Coordenação
Salas de Aulas
Salas de Aulas
Salas de Aulas
Laboratório de Informática
Laboratório de Informática
Espaço de convivência
Espaço de convivência
Espaço de convivência
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Biblioteca
Biblioteca
Biblioteca