Descrição
Apresentação/Objetivo:
O Curso de Pedagogia ora proposto está organizado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e orientado por uma visão interdisciplinar que concebe sua organização didático-pedagógica a partir do avanço da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade e, reconhece assim, que todo conhecimento é igualmente importante. Propõe ainda novas dimensões para o pedagogo, fundamentadas em princípios coerentes com uma concepção de educador comprometido com as mudanças e com a responsabilidade social, tendo em vista as exigências tecnológicas, econômicas e sociais.
O avanço das investigações no campo do conhecimento propriamente do pedagogo que o capacita para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática e sobre o valor e pertinência dos projetos que desenvolve, permite o desenvolvimento pessoal do pedagogo que o leva a transformar suas crenças, valores, hábitos, atitudes e formas de se relacionar com a vida e, consequentemente, com a sua profissão.
Missão do Curso:
A missão do curso é:
Formar docentes para o Magistério da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental com competência técnica e compromisso político-social, capazes de desafiar seus alunos para a construção crítica e interativa de uma sociedade mais justa para todos; capazes de atuarem democraticamente nas instituições educacionais e não educacionais, com flexibilidade às mudanças exigidas no mundo contemporâneo e voltadas ao atendimento de segmentos desprivilegiados, normalmente excluídos das decisões da sociedade.
Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
Com a promulgação da Lei 9394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, volta o debate a respeito da formação do educador relacionado com a implementação das reformulações apresentadas pela nova Lei e, no centro deste debate, encontra-se o curso de Pedagogia. Desde então, a comunidade educacional vem promovendo discussões sobre o Curso de Pedagogia, bem como sobre sua especificidade, abrangência, currículo, duração e muitos outros aspectos.
Princípios Norteadores
A Pedagogia abrange o campo teórico e investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico propriamente dito. As atividades do profissional nessa área envolvem a docência, a gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares, e ainda a produção e disseminação de conhecimentos da área da educação.
A estrutura curricular do Curso de Pedagogia foi organizada de modo que possibilite ao aluno uma formação sólida e amplo conhecimento por meio de um processo interativo curricular e extracurricular. O curso está organizado no regime seriado, com oferta semestral e integralização por crédito ou carga horária e tem a prática educativa e orientada pelos princípios de postura holística, interdisciplinaridade, criatividade, flexibilização dos currículos, práticas e pesquisas pedagógicas, responsabilidade socioambiental, atitudes éticas e de valorização humana.
Justificativa de Implantação
O papel do professor e da escola tem sido questionado e redefinido de acordo com as necessidades e possibilidades de cada sociedade, segundo suas características e a partir das novas concepções sobre educação, as revisões e atualizações nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o impacto das tecnologias da informação e das comunicações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, suas metodologias, técnicas e materiais de apoio, mudanças que também operam transformações nas diferentes formas de gestão escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os desdobramentos decorrentes suscitam um profissional que saiba aplicar e administrar o crescente processo de criação e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle social e participação democrática, onde exercem papel fundamental as formas de avaliação do sistema (SAEB, SARESP, Prova Brasil, ENEM).
A necessidade de mudar a escola leva à emergência de uma formação mais adequada do profissional em educação, a começar pelos docentes do Ensino Infantil, de tal forma que a formação de pedagogos atenda à necessidade social, como se propõe este curso. Destacando o que preconiza o artigo 62, da Lei Federal 9.394/96, que estabelece a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e instituições superiores de educação. A exigência legal de formar docentes em nível superior colabora de maneira direta com a necessidade de fornecer um curso com tais características. E, diante da demanda de concluintes do Ensino Médio de Sorocaba e região em busca de uma formação sólida e de qualidade, o curso de Pedagogia da Faculdade de Sorocaba se compromete a atender.
Portaria de Reconhecimento: Portaria Nº 431 de 29 de julho de 2014, publicado no D.O.U. em 30 de julho de 2014.
Informações Gerais
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Corpo Docente
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