CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





3200 Horas

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Descrição

Apresentação/Objetivo:

O Curso de Pedagogia ora proposto está organizado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e orientado por uma visão interdisciplinar que concebe sua organização didático-pedagógica a partir do avanço da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade e, reconhece assim, que todo conhecimento é igualmente importante. Propõe ainda novas dimensões para o pedagogo, fundamentadas em princípios coerentes com uma concepção de educador comprometido com as mudanças e com a responsabilidade social, tendo em vista as exigências tecnológicas, econômicas e sociais.
 O avanço das investigações no campo do conhecimento propriamente do pedagogo que o capacita para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática e sobre o valor e pertinência dos projetos que desenvolve, permite o desenvolvimento pessoal do pedagogo que o leva a transformar suas crenças, valores, hábitos, atitudes e formas de se relacionar com a vida e, consequentemente, com a sua profissão.

Missão do Curso:

A missão do curso é:
Formar docentes para o Magistério da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental com competência técnica e compromisso político-social, capazes de desafiar seus alunos para a construção crítica e interativa de uma sociedade mais justa para todos; capazes de atuarem democraticamente nas instituições educacionais e não educacionais, com flexibilidade às mudanças exigidas no mundo contemporâneo e voltadas ao atendimento de segmentos desprivilegiados, normalmente excluídos das decisões da sociedade.
     Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
Com a promulgação da Lei 9394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, volta o debate a respeito da formação do educador relacionado com a implementação das reformulações apresentadas pela nova Lei e, no centro deste debate, encontra-se o curso de Pedagogia. Desde então, a comunidade educacional vem promovendo discussões sobre o Curso de Pedagogia, bem como sobre sua especificidade, abrangência, currículo, duração e muitos outros aspectos.
Princípios Norteadores
A Pedagogia abrange o campo teórico e investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico propriamente dito. As atividades do profissional nessa área envolvem a docência, a gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares, e ainda a produção e disseminação de conhecimentos da área da educação.
A estrutura curricular do Curso de Pedagogia foi organizada de modo que possibilite ao aluno uma formação sólida e amplo conhecimento por meio de um processo interativo curricular e extracurricular. O curso está organizado no regime seriado, com oferta semestral e integralização por crédito ou carga horária e tem a prática educativa e orientada pelos princípios de postura holística, interdisciplinaridade, criatividade, flexibilização dos currículos, práticas e pesquisas pedagógicas, responsabilidade socioambiental, atitudes éticas e de valorização humana.
Justificativa de Implantação
O papel do professor e da escola tem sido questionado e redefinido de acordo com as necessidades e possibilidades de cada sociedade, segundo suas características e a partir das novas concepções sobre educação, as revisões e atualizações nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o impacto das tecnologias da informação e das comunicações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, suas metodologias, técnicas e materiais de apoio, mudanças que também operam transformações nas diferentes formas de gestão escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os desdobramentos decorrentes suscitam um profissional que saiba aplicar e administrar o crescente processo de criação e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle social e participação democrática, onde exercem papel fundamental as formas de avaliação do sistema (SAEB, SARESP, Prova Brasil, ENEM).
A necessidade de mudar a escola leva à emergência de uma formação mais adequada do profissional em educação, a começar pelos docentes do Ensino Infantil, de tal forma que a formação de pedagogos atenda à necessidade social, como se propõe este curso. Destacando o que preconiza o artigo 62, da Lei Federal 9.394/96, que estabelece a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e instituições superiores de educação. A exigência legal de formar docentes em nível superior colabora de maneira direta com a necessidade de fornecer um curso com tais características. E, diante da demanda de concluintes do Ensino Médio de Sorocaba e região em busca de uma formação sólida e de qualidade, o curso de Pedagogia da Faculdade de Sorocaba se compromete a atender. 

Portaria de Reconhecimento:  Portaria Nº 431 de 29 de julho de 2014, publicado no D.O.U. em 30 de julho de 2014.            

Informações Gerais


Documento Download
Diretrizes Gerais
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


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