FAPE/UNIESP marca presença na inauguração do NECRIM no Campus Fernandópolis da Universidade Brasil

Data: 22/08/2024 | 0 Comentário

Na última quinta-feira (15), a Universidade Brasil (UB) inaugurou uma nova unidade do Núcleo Especial Criminal (NECRIM) no Campus Fernandópolis, em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades e representantes do meio acadêmico. A FAPE/UNIESP esteve representada pela Prof.ª Fernanda Aparecida Lisboa Porcel, destacando a importância da colaboração entre as instituições de ensino e órgãos de justiça.

O NECRIM, fruto de uma parceria entre a Universidade Brasil e a Polícia Civil de São Paulo, tem como principal objetivo servir como um instrumento de conciliação para crimes de menor potencial ofensivo. Esse núcleo é destinado a lidar com delitos cuja pena máxima não ultrapasse dois anos de detenção, como lesões corporais leves, ameaças, injúrias, danos, entre outros, desde que a ação penal seja de natureza pública condicionada ou privada.

A presença do Prof.ª Fernanda Aparecida Lisboa Porcel representando a FAPE/UNIESP reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento das práticas jurídicas e a promoção da justiça restaurativa. Durante o evento, o delegado seccional, Doutor Éverson Contelli, que atualmente é professor na Universidade Brasil e ex-professor da FAPE/UNIESP, teve papel fundamental na concretização do projeto.

A FAPE/UNIESP aproveita para parabenizar a reitora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa, pela iniciativa e pelo compromisso em promover a conciliação e a justiça através da educação e da parceria com as forças de segurança pública. Este projeto representa um avanço significativo na busca por soluções mais eficazes e humanizadas no tratamento de crimes de menor gravidade, promovendo a pacificação social e o acesso à justiça.