O IIIº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas UNIESP continua. Participe!

Data: 10/04/2023 | 0 Comentário

O IIIº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas UNIESP, realizado no dia 5 de abril a partir das 19 horas sobre o tema SAÚDE ÚNICA, com exposição de excelência da Dra. Danila Frias da Universidade Brasil, seguida de debate com o convidado Dr. Josué de Moraes e com os Docentes Mestres e Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais e conduzido pelo mProf. Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr (que é o Coordenador do citado Núcleo), foi um estrondoso sucesso de público!

Se você ainda não assistiu ao Colóquio, não se preocupe, pois ainda poderá assistir a ele acessando o link

Caso, após assistir ao Colóquio, você queira um Certificado de participação, o link para inscrição e certificação é

O IIIº Colóquio, no entanto, terá continuidade por meio de seus ANAIS e caso você queira participoar dessa importante sequência do bem sucedido encontro, segue a CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS que parte deles. Então, não perca esta oportunidade! Aguardamos o envio de seu resumo. Veja e instruções:

Chamada para submissão de Resumos Simples para os Anais do 3º Colóquio do Centro e  dos

Núcleos de Pesquisa da UNIESP

Convidamos a todos os participantes do 3º Colóquio do Grupo e Núcleos de Pesquisa da UNIESP a enviar resumos simples oriundos de reflexões, projeto sou ideias a respeito dos temas direta ou indiretamente abordados nos colóquios. Tais textos integrarão os Anais do evento (com ISBN e DOI), publicados em formato digital.

O resumo dever ter um título centralizado e em negrito, abaixo do qual serão indicados o/a/s autor/a/res do resumo e sua filiação acadêmica ou profissional. O texto do resumo deve ser desenvolvido num único parágrafo, possuindo entre 150 e 500 palavras, indicando, se possível, o tema da reflexão, a justificativa da importância dessa reflexão, objetivos, metodologia e resultados. Ao término do texto, devem ser elencadas até cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto vírgula. O resumo deve ser enviado no formato word, na fonte Arial 12, com espaço de 1, 5 entre as linhas, com todas as margens 3cm. Os resumos deverão ser enviados ao e-mail

campatojr@gmail.com

Para efeito de modelo, segue um resumo simples constante dos primeiros anais do Colóquio do Grupo e Centro de Pesquisa da UNIESP S.A.

___________________________________________________________

DIREITOS DA PARTURIENTE

Flavia Petra Melara Benatti

Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Empresarial, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Marcelo de Almeida Benatti

Graduado em Direito, Pós-graduado em Direito do Consumidor pela faculdade INED de Rio    Claro. E-mail: contato@marcelobenatti.adv.br

RESUMO

Este resumo busca apresentar a análise dos direitos das parturientes para que possam ter conhecimento sobre eles e, desta forma, exigir o seu cumprimento visando um parto tranquilo e uma experiência positiva. O objetivo da pesquisa é informar as parturientes e a seus esposos(as) ou companheiros(as) sobre seus diretos a um parto mais humanizado e com procedimentos da medicina atual, que podem levar a um menor desconforto no nascimento da criança. Esta investigação é realizada pela metodologia de revisão bibliografia, especialmente da legislação vigente, quais sejam: 1) Lei n. 11.105/05, que, em seu artigo 19 e incisos e na Portaria n.º 2418/05, trata da presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto de forma a focar na humanização da assistência a parturiente; 2) Portaria nº 569/2022, que  institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para além disso, foi consultado o II Colóquio do Centro de Núcleo de Pesquisa da UNIESP S/A, realizado no dia 17/10/2022, principalmente observada a palestra ministrada pela professora Rosana Torrano, com o tema “Violência Obstetrícia”, que demonstrou, ainda, outros direitos das parturientes. Observou-se que o direito é frequentemente violado, em especial o direito à companhia, o desrespeito à autonomia das mulheres para opinar e escolher o parto, e quanto ao tratamento de acordo com seus valores e crenças. Após a realização desta pesquisa, observamos que o tema em pauta deve ser mais divulgado e difundido entre as gestantes e seus acompanhantes para que no momento do parto possam exigir e fazer cumprir seus direitos a um parto humanizado, com respeito as suas autonomias e escolhas pessoais. Ninguém pode ter seu direito respeitado, se não sabe quais são eles.

Palavras-chave: Saúde, Parto, Direito, Humanização

Realização: DIPEX - UNIESP. S.A.
Direção e Supervisão Geral: Profa. Rosa Beloto
Coordenação: Prof. Dr. João A. Campato Jr.
Anais: Prof. Mestre Edilson Teles Gomes Jr.

UNIESP S.A.
Rua Álvares Penteado, 139 - Centro - São Paulo / SP CEP: 01012-001