Grupos de Estudos e Pesquisa do Curso de Direito iniciam na próxima semana

Data: 16/03/2022 | 0 Comentário

Após a inscrição dos interessados em participarem dos Grupos de Estudos e Pesquisa do Curso de Direito, os docentes iniciarão os encontros na próxima semana e os alunos inscritos já estão sendo informados a respeito.

Neste semestre letivo, serão quatro grupos:

1. a) Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis– Professora Isabela Fernanda dos Santos Andrade Amaral;
  2. b) Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Agrário e Meio Ambiente Sustentável – Professor Heitor Oliveira Müller;
  3. c) Grupo de Estudos e Pesquisa em Acesso à Justiça – Professora Fernanda Aparecida Lisboa Porcel;
  4. d) Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Fraternidade – Professor Élton da Silva

Os Grupos têm por objetivo aprimorar não somente o estudo e pesquisa no tema proposto, bem como preparar os alunos, de forma consciente e crítica, para o futuro exercício de suas atividades profissionais.

As atividades dos grupos consistem na leitura e análise de textos clássicos e contemporâneos do tema proposto, seja em língua portuguesa, seja em língua estrangeira (em especial, espanhol, francês, italiano e inglês) com o objetivo de formar um aparato crítico conceitual e pragmático.

A cada encontro, um ou mais discentes serão nomeados relatores do texto e farão exposição de seus principais tópicos, a partir de um “Guia de Leitura” previamente distribuído a todos.

Após a relatoria, instaura-se uma sessão de debates, que se encerra quer com a determinação de tópicos quer com a indicação de novo texto para a semana seguinte, porém outras atividades poderão ser desenvolvidas a critério do Professor Orientador.

A Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE ressalta a importância pesquisa científica e do Trabalho de Conclusão de Curso, pois o ensino não se restringe apenas ao conteúdo teórico ensinado pelos docentes da instituição e deve ser muito mais amplo para o futuro bacharel.