CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3480 Horas

Prof.ª Dra. Marina Pinheiro Fortunato ()

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Descrição

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE teve início oficialmente em 2000, quando foi autorizado por meio da Portaria MEC nº 394, de 22 de março de 2000, publicada em 24 de março do mesmo ano. Ao longo dos anos, o curso passou por diversas fases de reconhecimento e renovação de reconhecimento, garantindo a continuidade e a qualidade da formação oferecida. Em 2006, o curso foi formalmente reconhecido pela Portaria MEC nº 540, de 20 de fevereiro. Desde então, a FAPE tem assegurado a conformidade com as normas do Ministério da Educação, renovando periodicamente esse reconhecimento, com a última renovação ocorrendo em 2021, conforme a Portaria MEC nº 1849, publicada em 13 de dezembro daquele ano.

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE é pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme a Resolução nº 02/2019. Ele tem como foco a formação inicial de professores para a Educação Básica, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral dos educandos. Assim, o curso visa formar profissionais capacitados para atuar nos diversos níveis de ensino, incluindo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a gestão escolar.

A estrutura curricular do curso de Pedagogia na FAPE é pensada para articular teoria e prática de forma interdisciplinar. Isso garante que os futuros pedagogos sejam preparados tanto nos aspectos teóricos quanto nas práticas pedagógicas e de gestão. Além disso, o curso valoriza o desenvolvimento de habilidades que promovem o diálogo entre diferentes visões de mundo, buscando formar profissionais críticos, criativos e éticos. O compromisso social é um dos pilares dessa formação, reforçando o papel do educador como agente transformador na sociedade.

Outro diferencial do curso é a ênfase na prática profissional, desde os primeiros semestres, com estágios supervisionados em instituições educacionais, possibilitando uma vivência prática contínua que complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O curso também incentiva o engajamento em projetos de extensão e pesquisa, promovendo uma formação ampla e alinhada às demandas do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.

Por fim, o curso de Pedagogia da FAPE oferece aos seus estudantes uma formação sólida, pautada nos princípios da BNCC e na valorização da profissão docente. O currículo foi concebido para formar educadores capazes de enfrentar os desafios da educação atual, proporcionando uma formação que integra o desenvolvimento intelectual, cultural, físico, social e emocional dos futuros pedagogos, com o objetivo de promover uma educação integral e de qualidade.

 

Objetivos do Curso

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE está estruturado para integrar ensino, pesquisa e extensão, com foco nas necessidades sociais, culturais e educacionais da região. Alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o curso visa formar pedagogos que articulem teoria e prática, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva sobre os desafios educacionais. Além de capacitar os alunos para atuar em contextos escolares diversos, o curso também incentiva a inovação pedagógica e a melhoria contínua dos processos educativos.

A formação oferecida no curso busca preparar profissionais aptos a lidar com a diversidade e a complexidade da educação contemporânea. Os alunos são incentivados a planejar e avaliar tarefas educacionais, tanto em ambientes escolares quanto não escolares, e a desenvolver habilidades interdisciplinares para enfrentar os desafios sociais e educacionais. O curso também promove o diálogo entre a educação e outras áreas do conhecimento, contribuindo para uma prática pedagógica transformadora e contextualizada, que atenda às demandas locais e às tendências nacionais.

 

Perfil Profissional

A formação de profissionais da Faculdade de Presidente Epitácio visa desenvolver um perfil ético, reflexivo e humanista, capacitado para atuar em diversas áreas do conhecimento. Os egressos devem estar preparados para atender às demandas regionais e nacionais, compreendendo o contexto social em que atuam e participando na criação e sistematização de conhecimentos. Isso envolve uma formação sólida, com equilíbrio entre teoria e prática pedagógica, voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias e a promoção de soluções inovadoras para questões complexas da sociedade contemporânea.

No âmbito da Educação Infantil, os profissionais formados deverão atuar para garantir o desenvolvimento integral das crianças, respeitando as necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. A docência nesse campo deve proporcionar ambientes acolhedores e desafiadores, com profissionais qualificados e projetos pedagógicos que contemplem o brincar e a interação como eixos fundamentais para a aprendizagem. A formação desses educadores inclui habilidades específicas que permitam a criação de práticas educativas que promovam o desenvolvimento pleno dos educandos, em conformidade com as diretrizes educacionais.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o docente deve assumir um papel transformador, com compromisso ético e responsabilidade social. A prática pedagógica nesses anos se fundamenta na interdisciplinaridade, no respeito às diversidades e na busca por soluções inovadoras que favoreçam o aprendizado efetivo. O curso de Pedagogia busca preparar esses futuros profissionais para liderarem projetos educativos que estimulem a reflexão crítica, o uso de tecnologias, e o desenvolvimento de metodologias que respondam às necessidades da sociedade atual, promovendo a formação integral dos alunos.

Estrutura Curricular

A matriz curricular do curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio é organizada de forma a proporcionar uma formação abrangente e interdisciplinar, equilibrando teoria e prática ao longo dos oito semestres. Os alunos têm contato com disciplinas que vão da história e filosofia da educação às metodologias ativas e práticas pedagógicas específicas, refletindo o compromisso da instituição em preparar educadores para atuar em diversos contextos educacionais, incluindo a educação básica, de jovens e adultos, e a educação inclusiva. A formação prática é reforçada pelas Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e pelos estágios supervisionados, que aproximam os estudantes da realidade educacional desde o início do curso.

Além disso, a matriz curricular enfatiza o uso de tecnologias educacionais e metodologias inovadoras, como as disciplinas de "Educação e Novas Tecnologias" e "Metodologias Ativas", preparando os alunos para lidar com as inovações tecnológicas e demandas contemporâneas. Disciplinas optativas, como Pedagogia Hospitalar e Neurociência aplicada à educação, ampliam o campo de atuação dos futuros pedagogos, preparando-os para trabalhar em contextos diversos. A formação também abrange habilidades socioemocionais e de gestão educacional, garantindo que os profissionais estejam prontos para enfrentar tanto os desafios pedagógicos quanto administrativos.

Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio é fundamental para o desenvolvimento das competências e habilidades do futuro educador, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico e em conformidade com a Lei nº 11.788/2008. Ele articula teoria e prática, permitindo que o aluno se aproxime de realidades profissionais em diversos contextos educacionais e sociais, como escolas, hospitais e empresas, sempre sob a orientação de professores experientes. A estrutura do estágio, que se estende do 5º ao 8º semestre, inclui 400 horas de atividades supervisionadas, distribuídas entre planejamento, desenvolvimento e avaliação, promovendo a formação prática e ética dos discentes.

A regulamentação do estágio segue diretrizes legais, como a LDB n.º 9.394/96, e exige a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Através da supervisão e do acompanhamento rigoroso, o estágio proporciona aos alunos experiências reais de trabalho, possibilitando a aplicação de conhecimentos teóricos na prática pedagógica. O estágio é considerado um eixo articulador da formação, ajudando a preparar os discentes para desafios na Educação Infantil, Ensino Fundamental e outros contextos educacionais, com foco na autonomia, reflexão crítica e desenvolvimento profissional integrado à sociedade.

 

Informações Gerais


Documento Download
1) Relatório de Estudos Docentes
2) Relatório de Adequação da Bilbiografia
ABERTURA DE EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA – SEMESTRE LETIVO 2021.1
Estudo de Vagas pedagogia
Matriz Curricular do Curso
Pedagogia-ENSINO FUNDAMENTAL I e II
Pedagogia-ENSINO FUNDAMENTAL I e II
Portaria de Autorização do Curso 394.2000
Portaria de Reconhecimento do curso 540.2006
Portaria de renovação do curso 1849.2021
Portaria de renovação do curso 591.2024
PPC
Regulamento das atividades praticas supervisionadas
Tabela de Atividades Complementares

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Célia Magalhães de Souza
Flávia Petra Melara Benatti
João Adalberto Campato Junior
Lilian Regina de Campos Andrade
Márcio Magalhães Fontoura
Marina Pinheiro
Roseli de Lourdes Gomes