CURSOS




Ciências Contábeis

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3000 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

As habilidades do contabilista contemporâneo: A qualidade e habilidade de caráter humano e social são primordiais para o desenvolvimento cultural técnico e de capacitação gerencial do contador, que sem elas será sempre um profissional medíocre, sem possibilidades de evolução e êxito em sua carreira. Daí a necessidade de conhecimento básicos resultantes de uma educação formal, que se dá na escola, se caracteriza como uma etapa primordial. O convívio e a participação em atividades que podem afetar o bem comum exigem do futuro profissional uma formação de natureza ética a ser por ele assumida e que o tornam capaz de contribuir para o bem estar e o desenvolvimento social coletivo. Entre os atributos incluídos nesta categoria e que deverão ser cultivados elos alunos por meio de disciplinas e de atividades ou práticas específicas, previstas como integrantes no currículo pleno, pretende-se que sejam cultivadas no profissional em formação, características do indivíduo culto e equilibrado. O futuro profissional deverá apresentar as características culturais, intelectuais, de integração profissional, de educação e civismo, condições técnicas gestoriais. O profissional, apresentando estas características será uma pessoa com capacidade suficiente de assimilar problemas e resolve-los de maneira objetiva, para isso deverá basear-se em um currículo estruturado, que forme profissional competente, para que atenda às expectativas do mercado. O profissional deverá ter uma visão estratégica de negócios, com visão holística, culturais e econômicas para poder auxiliar na tomada de decisão, através da apresentação de informações armazenadas e interpretadas de forma correta. Possibilitando a sociedade segurança para o seu crescimento, através do suporte a gestão, aumentando também sua participação nas decisões. O profissional deverá buscar um contínuo aprendizado para manter seu nível técnico adequado à necessidade da sociedade. Deverá ter um espírito de líder, de modo, a saber, trabalhar em equipe, coordenando-a nos trabalhos que deverá realizar.

Perfil Profissional

As atividades do contador são imprescindíveis nas três principais atividades econômicas: indústria, comércio e serviços. A era do conhecimento, na sociedade atual, obriga a uma maior flexibilidade na aprendizagem, ampliando os horizontes específicos de cada área de negócios, e gerando um processo inovador de formação universitária. Assim, ao final do curso pretende-se que o aluno seja dotado das seguintes características:

- Competência em utilizar e disseminar a linguagem de negócios com vistas a tornar as organizações competitivas, principalmente em ambientes de abertura de mercado e globalização da economia;
- Capaz de gerar informações relevantes para que seus diversos usuários possam tomar as melhores decisões;
- Visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
- Precisão na identificação e mensuração dos fenômenos econômicos que afetam o patrimônio das entidades;
- Condução ética de sua atividade profissional.

Mercado de Trabalho

O bacharel em Ciências Contábeis poderá exercer suas atividades no serviço público federal, estadual, municipal ou autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, para-estatais e privadas, além da prestação de serviços, assessoria e consultoria.

Objetivos

Proporcionar ao aluno uma formação doutrinária-científica em bases sólidas, oferecendo-lhe condições de pensar a Contabilidade com raciocínio lógico e prático, além de ampliar os conhecimentos de disciplinas afins à Contabilidade. Habilitando o futuro profissional para compreensão dos relacionamentos das disciplinas dos campos da Economia, Administração, Ciência da Informação e o Direito. Disponibilizar técnicas e instrumentos para permitir a aplicação prática das atribuições do Contador dentro de uma visão superior da Contabilidade. Dentre as suas finalidades de contribuir com o desenvolvimento técnico, profissional e humano em nossa região, o curso de Ciências Contábeis procura formar profissionais dentro de um currículo que os capacite a acompanhar a evolução dos processos dentro de uma entidade e captar seus impactos em sua evolução patrimonial. O conteúdo programático visa a formação de bacharéis que revelem visão generalista do conhecimento da área de atuação e a capacitação do aluno em três diferentes dimensões: de natureza humana, de natureza social e profissional.

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 300 horas.

* Optativas: "Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS; Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável; Contabilidade Socio-Ambiental; Gestão Empresarial; Gestão Tributário".

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico de Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo