Universidade Brasil promove o XII EINIC

Data: 26/11/2018 | 0 Comentário

No dia 9 de novembro aconteceu o XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Brasil – EINIC 2018, que tem o objetivo de divulgar a produção científica desenvolvida pelos alunos da graduação dos três campi (Descalvado, Fernandópolis e São Paulo) e das unidades do Grupo Universidade Brasil. Além disso, visa promover o intercâmbio entre graduandos de diferentes cursos.

Nesta edição, o Encontro contou com 80 trabalhos aprovados, dos quais 15 foram apresentados em banners impressos e o restante em pôsteres digitais, exibidos em sala de aula. Os projetos de pesquisa escolhidos foram desenvolvidos em diferentes áreas de conhecimento, como: Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharias, Licenciaturas, Psicologia, Direito, Administração, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Odontologia.

Com o intuito de aproximar a Universidade à comunidade, a abertura do XII EINIC foi realizada na Obra Social Dom Bosco, uma das maiores entidades sociais de Itaquera, comandada pelo Padre Rosalvino Moran, que foi o anfitrião do evento e também compôs a mesa ao lado do reitor da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, do pró-reitor acadêmico, Ericson Dias Mello, e do diretor de Negócios e Fomento DESENVOLVE SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e palestrante da abertura do EINIC, Eduardo Tadeu Saggiorato.

O reitor José Fernando Pinto da Costa declarou que aquele momento na Casa do Padre Rosalvino era histórico para ele. “Eu só tenho que agradecer a Deus por proporcionar esses momentos tão importantes na minha vida. Estive aqui há seis anos conhecendo a obra Dom Bosco. Nós assumimos a Universidade Camilo Branco em 12 de maio de 2016 e hoje a Universidade está integrada à comunidade de Itaquera e toda região da zona leste. E digo a todos os alunos da Obra Dom Bosco que vocês têm a Universidade para servi-los e para que transforme a vida de vocês. Parabenizo os diretores pelo trabalho de trazer os jovens para dentro da Universidade. Deus me deu essa missão de resgatar essa Universidade, voltá-la nos trilhos para ser uma universidade como é hoje, reconhecida no Brasil inteiro”, acrescentou o reitor.

Já o Padre Rosalvino ressaltou a importância do encontro entre as instituições. “É muito importante a Universidade ir à comunidade e a comunidade sentir-se bem dentro da Universidade, o que é um pouco mais difícil, porque muitos acham que é impossível, que não têm condições de pagar, sendo que hoje há muitas maneiras de ingressar sem tanto ônus econômico para o estudante. Hoje é um dia histórico, foi maravilhoso com a presença do Fernando, do Eduardo e a fala dele é importante quanto às questões de inovação e o estímulo à pesquisa. O cidadão precisa refletir, não só ler, precisa se autoavaliar, se preparar para esse mundo e garantir o presente e o futuro. Estamos todos de parabéns. A Universidade Brasil está de parabéns”, afirmou o padre.

Para a diretora de pesquisa e Stricto sensu, Emilia Mathilde Moraes Zouain Sato, é muito positiva a oportunidade de integrar todos os programas de Iniciação Científica de diferentes localidades e áreas. “É recompensador ver os alunos engajados e comprometidos com a pesquisa. Agradeço aos professores que apoiaram os alunos nos projetos de pesquisa, aos alunos que se propuseram a apresentar e a todos os convidados que prestigiam o evento”.

A apresentação dos trabalhos foi realizada no Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil, onde também ocorreu o “Circuito da Bioengenharia", no laboratório de Fisiologia Histologia e Fotônica do Campus Itaquera, no qual os docentes do Mestrado Profissional em Bioengenharia apresentaram suas linhas de pesquisa de maneira interativa para os alunos de graduação da Universidade Brasil e Ensino Médio do Instituto Dom Bosco.

Confira alguns trabalhos que foram expostos no XII EINIC:

Karen Aquino Moreira Barros

Marina Sanches