Revista Transversal
ISSN 1678-7641


Sobre a Revista




A Revista Transversal constitui uma publicação acadêmico-científica do Instituto de Ensino Superior de Bauru (IESB), de alcanceinterdisciplinar, de periodicidade semestral, envolvendo discussões e reflexões que dizem respeito a cursos de graduação e de pós-graduação da instituição, bem como de outras instituições do Brasil e do exterior. 

A Revista Transversal tem o propósito de divulgar produção acadêmica de alta qualidade científica, publicando artigos que proporcionem impacto no ambiente acadêmico de forma social e eticamente compromissada. 

A proposta da Transversal propicia aos autores a publicação de artigos que abordam diferentes temáticas, com a utilização de diversos procedimentos metodológicos, apresentação de suas reflexões e análises, as quais contribuem com o intercâmbio de ideias, práticas, experiências e vivências, além de suscitar a construção de conhecimentos e saberes. 

A participação de autores, professores e alunos de diferentes instituições possibilita aos leitores o contato com uma produção variada que indica articulações com as propostas dos cursos oferecidos pelo Instituto Superior de Bauru (IESB). 

A Revista Transversal representa um passo importante para a sedimentação da pesquisa do Instituto de Ensino Superior de Bauru (IESB). Esperamos, com efeito, que os textos publicados contribuam para a formação intelectual e a reflexão crítica dos nossos alunos, professores e demais leitores. 

A Revista Transversal segue, em suas linhas fundamentais, a Política Editorial para Periódicos Científicos da UNIESP S.A. 

A Revista Transversalestá, também, em processo de indexação e de internacionalização, adotando, igualmente, a política de acesso livre. 

A Revista Transversal está em processo de transição para plataforma OJS. 

O exame dos artigos submetidos à revistaTransversal é realizado rigorosamente às cegas, por meio do sistema denominado Double BlindPeerReview. Isso equivale a afirmar que da mesma maneira que os pareceristas não sabem quem é o autor do artigo, este não sabe quem são os pareceristas que avaliarão seu trabalho. 

São considerados avaliadores os consultores externos ad hoc e, no caso de máxima necessidade, os integrantes do Conselho Editorial. Os avaliadores deverão ser portadores do título mínimo de mestre.

 

Conselho Editorial

Prof. Dr. João Adalberto Campato Jr. – Editor-Chefe
Profa. Ma. Rosa Maria Mijas Beloto.
Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura.
Profa. Dra. Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla.
Prof. Me. Edilson Teles Gomes Júnior
Profa. Dra. Débora Maria Moreno Luzia

 

  
Normas de Publicação 

Os artigos devem ser inéditos e ter entre 15 e 20 páginas, digitados em fonte Arial 12, com espaço 1,5, com margens de 2,5 cm, formato A4. 

Para efeito de submissão, os artigos devem ser propostos em arquivo doc. ou docx. 

Os artigos devem ser enviados em 2 arquivos: um contendo o artigo completo, sem o nome do autor; o outro contendo nome do autor, sua filiação acadêmica e título do artigo.

 

Estrutura: 

A apresentação dos artigos deve respeitar a seguinte ordem de composição:

  1. a) Título do trabalho em caixa alta e negrito;
  2. b) Resumo (não excedendo 300 palavras) e até 4 palavras-chave, separadas entre si por ponto, com texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Resumo” é escrito em caixa alta, centralizado e negrito.

c)Abstract (não excedendo 300 palavras) e keywords com até 4 palavras separadas por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Abstract” é escrito com caixa alta e centralizado

  1. d) Texto do trabalho.
  2. e) Referências.
     

São sugeridos (sem obrigatoriedade) dois modelos de composição de artigos com as respectivas seções.
 

Sugestão para artigo empírico/experimental
 

1.INTRODUÇÃO (Contextualização do problema, justificativa do estudo, objetivos, revisão da literatura)
2.METODOLOGIA
3.ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
5.CONCLUSÃO 

Sugestão para artigos teóricos e de revisão bibliográfica: 

1.INTRODUÇÃO
2.DESENVOLVIMENTO
3.CONCLUSÕES


Citação

– De até três linhas:  entre aspas no corpo do parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página, abreviada por “p”. 

– De quatro ou mais linhas: citar em destaque, por meio de parágrafo próprio, valendo-se de espaço simples, com letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página. Não se usam aspas. 
 

IMAGENS 

  1. As imagens dos artigos devem ser enviadas em jpeg, em alta resolução (300 dpi) e separadamente dos textos verbais.
  2. Os autores indicarão as fontes completas de cada figura. 

  

REFERÊNCIAS 

As referências seguirão a norma da NBR 6023 da ABNT, localizando-se no final do artigo, em devida ordem alfabética. Se decidido pelo editor e conselho editorial da revista, pode ser seguida a norma Vancouver.

 

COMPOSIÇÃO, LINGUAGEM E ESTILO

Independente da área do conhecimento, os textos submetidos à revista Transversal devem primar pelas seguintes qualidades:

 

  • CLAREZA: Os textos devem ser inteligíveis, coerentes, respeitando-se o princípio da não contradição entre as ideias e as partes que os constituem. 
  • OBJETIVIDADE: As informações veiculadas pelo texto devem, tanto quanto possível, ser diretas, atingindo o objetivo sem tergiversação ou divagações. 
  • PRECISÃO: Os textos devem primar pela informação e comunicação exatas, corretas e sem ruído. 
  • LINGUAGEM CORRETA E SIMPLES. Usa-se a norma culta da língua portuguesa. O vocabulário deve ser simples, evitando-se expressões empoladas, cerimoniosas e solenes. Rejeitam-se tanto a prolixidade quanto o laconismo. Deve-se conceder preferência às construções diretas e sem exageros de interpolações. Deve-se evitar o emprego de vocabulário de baixo calão ou expressões excessivamente coloquiais e orais, a não ser que o contexto as exija. De preferência, usa-se a terceira pessoa do singular, com a utilização da voz passiva analítica e sintética. 
  • IMPESSOALIDADE: Ainda que a impessoalidade absoluta seja inatingível, aos autores de textos científicos compete a missão de produzir um efeito de sentido de impessoalidade ou de neutralidade. Isso pode ser produzir pelo apagamento de marcas da primeira pessoa gramatical e de julgamentos explícitos de valor. A impessoalidade é alcançada quando o leitor atenta sobretudo para o enunciado e deixa de lado o enunciador.
     

REVISÃO GRAMATICAL E TEXTUAL 

A revisão gramatical e textual dos artigos a serem submetidos à Revista Transversal são de inteira responsabilidade dos autores.
Textos com problemas gramaticais poderão ser excluídos do processo de submissão ou de avaliação.

   

Declaração de Direito Autoral 

Os autores que terão os textos publicados pela Revista Transversal cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a revista, que, por sua vez, segue a política de livre acesso ao conteúdo.

 

Política de Privacidade 

Os nomes, endereços e endereços eletrônicos informados nas Revistas Transversal não serão disponibilizados para nenhuma outra finalidade a não ser para o processo de submissão e publicação.

 

Idioma 

A Revista Transversal aceita submissão de artigos em língua portuguesa, em língua inglesa, em língua francesa e em língua espanhola
 

PLÁGIO 

A Revistas Transversal apresenta política de tolerância zero ao plágio. O plágio verifica-se quando um pesquisador faz uso – seja na forma de citação literal ou na forma de paráfrases - de pesquisas alheias sem atribuir o crédito a quem de direito deve.

 

CONFLITO DE INTERESSES 

Na possibilidade da existência de algum potencial conflito de interesse pessoal ou financeiro envolvendo autores, pareceristas, editores e órgãos de fomento à pesquisa, estes devem declará-los por escrito quando da submissão do texto.

 

Envios das submissões 

Os artigos devem ser remetidos para o seguinte e-mail:
joao.campato@uniesp.edu.br

Com cópia para
campatojr@gmail.com.br 

Os casos não contemplados na presente chamada de artigos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

 

Prof. Dr. João Adalberto Campato Jr.
Editor da Revista Transversal.

 

Edição Atual




Número 018

Artigos Download
ALIENAÇÃO PARENTAL UMA REFLEXÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DE GUARDA

CONSTRUÇÕES GRÁFICAS ESTRATÉGIAS CRIATIVAS

DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA EXPERIENCIA NA PRÁTICA DOCENTE

GREENWASHING UM ESTUDO COMPARATIVO PARA REPLICAR A ESCALA DE IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA

IMPORTÂNCIA DO RH & DAS LIDERANÇAS PARA A ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

MEMES E CIÊNCIA UMA INVESTIGAÇÃO HODIERNA

O PAPEL DA ESCOLA DIANTE AO ABUSO SEXUAL SOFRIDO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PEDRO - UM ESTUDO DE CASO SOBRE COMPORTAMENTOS DE UMA PERSONALIDADE RETRAIDA

Edições Anteriores



017

016

015

014

013

012

011

010

009

008

007

006

005

004

Nenhum registro para exibir

Páginas